As tecnologias presentes no UFC

5 min de leitura
Imagem de: As tecnologias presentes no UFC

UFC (Fonte da imagem: Esther Lin)

O UFC (sigla para Ultimate Fighting Championship) é o maior e mais importante campeonato mundial de MMA – Mixed Martial Arts (em português, Artes Marciais Mistas). A categoria, que recebia crítica e sofreu muito preconceito em seu início, é vista hoje como o principal estilo de lutas, angariando rapidamente fãs em todo o planeta.

O Brasil é um país que sempre teve muito destaque na modalidade, contando sempre com alguns dos principais atletas, como Anderson Silva, considerado atualmente o melhor lutador de MMA do planeta. Graças a esse sucesso, a próxima edição do campeonato será realizada no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro.

E no UFC Rio, por trás desse milionário evento, existem muitas tecnologias envolvidas, seja no octógono, na transmissão ou nos treinamentos dos hábeis lutadores. Conheça um pouco disso tudo no artigo a seguir!

O palco do espetáculo

O octógono (Fonte da imagem: Divulgação UFC)

 O octógono é, na verdade, a principal estrela, afinal de contas, é para lá que todo mundo estará olhando durante o evento. Todavia, é bom saber que não se trata de uma estrutura simples; apesar de parecer uma gaiola gigante, o octógono tem também a sua complexidade.

O ringue, que veio de navio da Inglaterra, leva em média três dias para ser montado e está avaliado em cerca de 200 mil reais. Dentro do octógono, os lutadores encontram uma área que apresenta 9 metros de um extremo ao outro e “cercas” com 1,70 metro de altura – resistentes a qualquer pressão por parte dos competidores.

Para garantir a segurança, as grades são vistoriadas atentamente, não tendo nenhum tipo de ponta ou algo que possa machucar os combatentes. Além disso, existem proteções de silicone para garantir que uma pancada em algum dos cantos não acabe decidindo a luta.

Revolucionando na transmissão

Dana White, dono do UFC, é elogiado no mundo todo, principalmente por ser um dos responsáveis diretos pela popularização do MMA. Além de ex-lutador, ele também se mostrou um excelente homem de negócios – transformando o UFC em um produto com valor superior a 2 bilhões de dólares.

E o tino comercial do chefão passa, principalmente, pelo fato de que White sempre direcionou os seus esforços para aproveitar ao máximo a internet para realizar as transmissões dos eventos – e conseguiu criar ferramentas que apareceram primeiro no UFC.

Direto pela internet

Reprodução - UFC.TV (Fonte da imagem: Reprodução - UFC.TV)

Ao contrário da maioria dos eventos esportivos, que vê a internet como uma ameaça aos negócios televisivos, aqui ela foi vista como uma oportunidade. O UFC é transmitido online para praticamente o mundo todo por meio do “UFC.TV” – basta comprar o pacote para assistir às lutas em seu computador.

Além disso, elementos únicos estão disponíveis, como alguns eventos nos quais existe a opção de se acompanhar os combates em 3D ou, ainda, escolher você mesmo e visualizar as imagens da câmera que preferir.

No Facebook

Na página do UFC no Facebook, os fãs de MMA podem acompanhar as lutas ao vivo diretamente na rede social, tudo para não precisar parar de bater papo com os amigos dentro do site. Entretanto, o evento principal não é transmitido, somente as primeiras lutas. Quem quiser ver os maiores astros em ação precisa comprar o pacote completo no site oficial do torneio.

iPhone ou Android

Para quem não sabe onde estará na hora do UFC Rio, uma boa alternativa é assistir aos combates diretamente no smartphone. Para isso, basta baixar os aplicativos oficiais para Android e iPhone e curtir cada luta na palma da mão .

Os dois programas são gratuitos e em ambos você é capaz de acompanhar lutas passadas, reportagens e entrevistas. Já a transmissão dos eventos ao vivo é paga.

Equipamentos - Protetor bucal

Tanto em treinamentos, como em combates, os lutadores usam diversos tipos de equipamentos diferentes, seja para obter um desempenho melhor ou para garantir a segurança na luta.

Protetor bucal (Fonte da imagem: http://www.myforcefield.com/)

Os protetores bucais são obrigatórios durante os combates e, acredite, não são somente peças simples de plástico. Os atletas utilizam equipamentos fabricados sob medida, feitos por meio de moldes tirados da boca.

Além disso, são fabricados de forma laminada, ou seja, a peça é criada em etapas para que ela fique extremamente fiel ao molde – algo que aumenta em até sete vezes a absorção do impacto dos golpes.

Reflexos apurados

Em seus treinamentos para o UFC Rio, o curitibano Mauricio Shogun utilizou um novo aparelho fabricado pela Nike, o Nike Vapor Strobe Glasses. Esses óculos ficam repetidamente piscando e bloqueando a visão dos olhos alternadamente. O aparelho busca desenvolver os reflexos do lutador na hora em que ele precisar ter raciocínio rápido com menos informação e tempo.

Treino ou videoconferência?

Saiba que atividades físicas olhando para a TV não são um artifício somente dos gamers ou telespectadores fiéis de programas de ginástica. Alguns lutadores profissionais também já utilizam alguns recursos para realizar treinamentos a distância. Um serviço chamado de TapouT’s VTC conta com vídeos e dicas, além de serviços superelaborados.

Atletas mais exigentes podem encontrar ali treinamentos personalizados, inclusive com acompanhamento nutricional e instruções de golpes específicos, tudo feito por alguns dos mais famosos treinadores e profissionais do MMA.

Treinando pela internet (Fonte da imagem: Reprodução)

Segundo Greg Jackson, uma das lendas do esporte, isso faz com que um lutador possa absorver conhecimentos de qualquer luta, seja ela de onde for e esteja você em casa ou em qualquer outro lugar.

Um personal trainer no seu video game

Se a febre do UFC e o sucesso dos brasileiros também fez a sua cabeça, saiba que é possível aprender um pouco de MMA diretamente no seu video game preferido. O UFC Personal Trainer, jogo lançado recentemente pela THQ, traz treinos fiéis para quem deseja apreender um pouco dessa mistura de artes marciais. Considerado por alguns sites como um game de ginástica disfarçado de treino para MMA, o jogo também é muito elogiado pela maneira que foi desenvolvido.

Utilizando os dispositivos de reconhecimento de movimentos dos consoles, você precisa realizar fielmente cada exercício para não ser castigado pelo treinador. Além disso, o game conta com programas de metas pessoais e treinos montados de forma personalizada, tudo de acordo com as preferências e objetivos de cada jogador.

UFC Personal Trainer (Fonte da imagem: https://www.voxel.com.br/)

Bônus – tecnologia do mal ou o “lado negro da Força”?

Além de colaborar para o desenvolvimento dos torneios como um todo, a tecnologia também pode vir a ser culpada por alguma luta perdida.  Depois de uma recente derrota de uma das lendas do UFC, Emilianenko Fedor, um de seus treinadores fez estranhas declarações.

O profissional insinuou que os lutadores brasileiros Fabrício Werdum e Antônio Silva teriam utilizado “tecnologias do mal” para vencer o russo, como técnicas de hipnose e “truques que não podem ser vistos a olho nu” lançados por pessoas no meio do público. Como não poderia deixar de ser, essas explicações não foram levadas a sério por ninguém!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.