Parece que foi ontem que os drones foram popularizados e começaram a ser usados para filmagens. Num piscar de olhos, já estamos falando em drones que estão transportando pessoas. Exato, você não leu errado: a empresa chinesa EHang conseguiu permissão do Instituto de Sistemas Autônomos para testar o seu drone 184, capaz de levar pessoas pelos céus.

Os testes poderão ser conduzidos nos céus de Nevada e servirão para avaliar a confiabilidade do monoposto voador para a Federal Aviation Administraiton, órgão nacional que regulamenta as atividades aéreas nos Estados Unidos. Não há qualquer indício de qual a área exata que o 184 irá percorrer, mas é certo que os testes não deverão se restringir ao deserto.

O interesse do estado norte-americano de Nevada em propiciar uma área de testes para esse tipo de veículo está fortemente vinculado ao fato de que a região é altamente dependente do turismo em sua economia. O táxi-drone poderá ser uma alternativa de transporte para as pessoas se dirigirem até os cassinos de Las Vegas, evitando o trânsito e outros problemas relacionados ao transporte terrestre.

Do lado da empresa chinesa, é uma oportunidade de entrar no Estados Unidos. Um cronograma de testes ainda está sendo trabalhado, então ainda teremos que aguardar até ver alguém voando em um drone por aí.