Vidros inteligentes podem se tornar comuns graças a tecnologia mais barata

1 min de leitura
Imagem de: Vidros inteligentes podem se tornar comuns graças a tecnologia mais barata
Imagem: SmartGlass

Por mais interessante que possa ser a ideia de ter um vidro polarizado (os “vidros inteligentes” que são capazes de alternar entre transparentes e opacos com o toque de um botão) em sua janela, ter acesso a uma tecnologia dessas é para poucos. O motivo? Nada menos do que seu alto custo, é claro, bem como a dificuldade de sua fabricação.

Uma nova técnica desenvolvida por uma dupla de professores da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard, no entanto, pode acabar por tornar esse tipo de vidro muito mais acessível para o público em geral. Segundo um artigo publicado na revista científica The Optical Society, o método seria consideravelmente barato por não depender de reações químicas, como é o caso dos vidros polarizados e sua combinação de nanocristais com nanoestruturas metálicas.

No lugar disso, o vidro desenvolvido pelos professores Samuel Shian e David Clarke utiliza apenas um painel de vidro revestido por uma camada de elastômero de ambos os lados, que é então coberta por nanofios de prata. Esses fios são pequenos demais para serem vistos por nós a olho nu, mas, com uma simples corrente elétrica, se deformam de maneira a dispersar a luz que chega na janela; como resultado, tem-se um vidro opaco em menos de um segundo.

Embora tenha sido apresentado pela equipe apenas recentemente, não se surpreenda em ver essa tecnologia disponível para o público em um futuro próximo, pois a universidade já preencheu uma patente para seu novo vidro. Shian e Clarke, por fim, estão atualmente trabalhando em maneiras de criar elastômeros ainda mais finos, permitindo a criação de um vidro que se torna opaco com uma voltagem ainda menor.

Você investiria em um vidro polarizado para sua casa? Comente no Fórum do TecMundo

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.