Metal Gear Solid? Fuzileiros Navais testam robô cachorro pela primeira vez

1 min de leitura
Imagem de: Metal Gear Solid? Fuzileiros Navais testam robô cachorro pela primeira vez

O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos testou pela primeira vez a eficácia o Spot, o "robô cachorro" da Boston Dynamics que já apareceu por aqui algumas vezes. O quadrúpede de 70 quilos feito de aço, ao lado de homens fardados munidos até os dentes, nos lembra de algumas cenas de Metal Gear Solid, como você pode ver nas fotos abaixo.

Quem levou o robô para o QG dos Fuzileiros Navais, em Quantico, nos EUA, foi uma equipe da DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa), representando nada menos que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Sobre a chegada do robô, Ben Swilling, roboticista da Agência, disse que o "Spot oferece toneladas de oportunidades de uso, como reconhecimento de perímetro ou carregar carga".

Os fuzileiros já haviam testado alguns robôs anteriormente, mas a introdução do Spot parece ser mais interessante. A máquina é mais leve e silenciosa, além de ter a capacidade de andar sobre vários tipos de terreno. Ela é controlada via wireless — limite de 500 metros de distância para o operador — e tem a habilidade de identificar possíveis ameaças aos combatentes.

"Sobre o trabalho em conjunto com o Spot, os fuzileiros foram bem receptivos e ainda vieram com novas ideias que nós não teríamos como pensar antes. Vemos um grande potencial para a infantaria no futuro. Queremos continuar fazendo experimentos com essa tecnologia de quadrúpede e encontrar novas maneiras de utilizá-la e melhorar as capacidades dos fuzileiros navais", disse o Capitão James Pineiro, líder da corporação.

Você acha que os robôs vão substituir os soldados de exércitos no futuro? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.