Em jogos ou filmes de guerra (ou mesmo nos conflitos da vida real), os tanques costumam ser as unidades de ataque que mais dão trabalho aos exércitos inimigos – mas nada se compara ao Terminator (ou “Exterminador”), uma arma russa que faz inveja a qualquer veículo produzido pela ficção.

De nome oficial Boyevaya Mashina Podderzhki Tankov (BMPT, ou "veículo-tanque de auxílio em batalhas", em tradução livre), esse gigante pesa 52 toneladas, mede 6,7 metros de comprimento e atinge até 65 km/h. Altamente blindado, ele pode soltar granadas de fumaça para confundir os inimigos e possui um sistema de blindagem reativa explosiva (ERA), formado por placas que “estouram” no sentido contrário ao disparo para diminuir o impacto de projéteis inimigos.

Já o poder de fogo é assustador: são dois canhões de 30 mm, três lança-granadas (um deles para as bombas de fumaça), uma metralhadora PKTM e quatro lança-foguetes antitanque. Há ainda a possibilidade de instalar novos armamentos. Cinco soldados são necessários para operar tudo.

Apesar de parecer, esse Exterminador não veio do futuro: a companhia Uralvagonzavod produz os tanques desde 1995, baseados em outro tanque, o T-90. Atualmente, ele é testado pelos exércitos da Rússia e do Cazaquistão para ser usado principalmente em conflitos em áreas urbanas. Para ver mais um pouco do BMPT em ação, é só clicar aqui.

Fonte: Military-Today, Uralvagonzavod

Cupons de desconto TecMundo: