DARPA quer criar Wi-Fi de alta velocidade para campos de batalha

1 min de leitura
Imagem de: DARPA quer criar Wi-Fi de alta velocidade para campos de batalha

(Fonte da imagem: Divulgação DARPA)

A DARPA, agência de desenvolvimentos tecnológicos para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, anunciou que está trabalhando em uma solução que pode garantir acesso Wi-Fi de alta velocidade para destacamentos militares. A agência já conta com um orçamento de US$ 11,8 milhões para o projeto, que ainda não tem data para ser concluído.

Segundo o site da DARPA, o objetivo é garantir que informações estratégicas vindas de centros de operações remotas, veículos não tripulados e até dos próprios soldados possam ser enviadas ao quartel general responsável de maneira ágil, sem nenhuma perda de qualidade por conta da falta de uma infraestrutura adequada.

A agência conta que o maior desafio do projeto são as barreiras geográficas, já que terrenos muito acidentados podem dificultar a instalação de torres e antenas. Para contornar isto, a DARPA planeja desenvolver novos métodos para instalar células temporárias de retransmissão, que podem até contar com “roteadores wireless” em aeronaves para garantir a disponibilidade da rede em circunstâncias mais críticas, como durante a expedição de tropas em terreno hostil.

O projeto abrange três tipos de sistemas de telecomunicação de campo: aparelhos de alcance melhorado, sistemas de rádio de legado e sistemas comerciais, como 3G, 4G e Wi-Fi. Métodos parecidos com os das torres de celulares devem ser empregados, mas com a diferença de tentar cobrir o máximo de uma área geográfica irregular em vez de uma população de usuários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.