(Fonte da imagem: Divulgação/DARPA)
O ato de destruir documentos importantes é algo relativamente comum em países como os Estados Unidos. Para proteger dados bancários, por exemplo, muitos cidadãos utilizam moedores de papel, que são capazes de rasgá-los em centenas ou milhares de partes.

Entretanto, a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA) decidiu desafiar os entusiastas que trabalham justamente no processo reverso deste ato — ou seja, a reconstrução de documentos.

Para instigar os desafiados, a agência lançou um concurso em seu site oficial, que dará US$ 50 mil em dinheiro para o time ou individuo que somar mais pontos. Os quebra-cabeças feitos com documentos rasgados possuem níveis de dificuldade variados, partindo de 244 pedaços para até 6 mil fragmentos.


Um misterioso time lidera a competição

A equipe que está no topo do ranking é conhecida como “All Your Shreds Are Belong to U.S.” (uma brincadeira com o famoso meme "All Your Base Are Belong to US", originado por meio de uma tradução errônea no game Zero Wing). Segundo especulações, o time estaria ligado ao grupo de hackers Annonymous e já teria resolvido praticamente 90% do quebra-cabeças com 6 mil fragmentos.

Para a DARPA, a descoberta ou criação de um meio automatizado para a reconstrução de documentos rasgados seria extremamente útil, já que muitos soldados encontram itens destruídos, porém de suma importância, nos campos de batalha.

O Shredder Challenge, como é conhecido, vai até o dia 04 de dezembro. Confira mais informações no site oficial do torneio.

Cupons de desconto TecMundo: