Até que ponto é preciso de um ser humano para pilotar um veículo? Uma parceria feita pelas empresas DCNS e Thales apresentou ao mundo uma nova tecnologia para ser usada em helicópteros que simplesmente dispensa a presença de uma pessoa para comandar a aterrissagem.

Para isso, foi usado um helicóptero Boeing H-6U Unmanned Little Bird com diversas câmeras instaladas em sua estrutura, as quais identificam o ambiente ao seu redor e realizam um pouso praticamente perfeito. No vídeo de apresentação, o veículo reconhece um heliporto localizado sobre um caminhão e consegue aterrissar sem maiores problemas. Para comprovar a realidade da tecnologia, o feito foi gravado por vários ângulos.

A novidade ainda está seus estágios iniciais, sendo utilizada somente por aeronaves das forças aéreas para operações-testes sobre o mar. A expectativa é que essa tecnologia permita a criação de novos modelos mais baratos e seguros que dispensem a interferência humana — e que possivelmente serão usados em missões militares.

Cupons de desconto TecMundo: