Há apenas alguns dias, a Ford mandou avisar que a Europa é o seu próximo “parque de diversões” quando o assunto é testar seus veículos autônomos. Como a montadora tem o objetivo de colocar no mercado seu serviço de compartilhamento de carros autodirigíveis até 2021, faz todo sentido que a empresa queira ampliar seus campos de atuação para acelerar o projeto e, ao mesmo tempo, preparar o terreno para atender um público ainda maior.
A ideia, segundo Thomas Lukaszewicz, gerente do setor de condução autônoma da filial europeia da Ford, é que essa expansão para testes na estrada seja feita em algum ponto de 2017. Para o executivo, essa chegada ao Velho Continente é essencial na adaptação desses futuros produtos às necessidades e regras de cada localidade. “As leis variam de país para país aqui, os sinais de trânsito e a construção das rodovias também são diferentes e os condutores são mais propensos a compartilhar as vias congestionadas com ciclistas”, explicou.
Nossos vídeos em destaque
Esse está rodando na Califórnia, mas em 2017 seus irmãos vão estar em outro continente
Os automóveis devem passear pelo Reino Unido e pela Alemanha
Inicialmente, os automóveis capazes de circular por conta própria devem passear pelos centros da montadora no Reino Unido e na Alemanha, sendo que essa área poderá ser expandida futuramente. Com isso, eles devem se juntar a uma frota de dezenas de modelos no outro lado do Oceano Atlântico, na tarefa de refinar ao máximo a tecnologia para que os veículos alcancem o nível 4 na escala de equipamentos autônomos – indicando que os possantes podem lidar com boa parte das situações de trânsito dentro das determinadas condições.
Pensando no futuro
Hoje, a Ford trabalha com cerca de dez veículos da categoria, que rodam periodicamente nas estradas da Califórnia, do Arizona e do Michigan. A notícia dos projetos da montadora e a adição da Europa aos planos do serviço de carona autônoma parecem agradar aos moradores da região. Em um estudo encomendado pela empresa, os cidadãos se mostraram empolgados com a novidade.
Não é um Ford, mas a ideia de ficar só na maciota é a mesma
Muitos deles, por exemplo, já pensam no que vão fazer quando não precisarem mais ficar atentos ao trânsito e com as mãos no volante. Das 5 mil pessoas entrevistadas na pesquisa de múltipla escolha, 80% esperam conseguir relaxar e aproveitar a vista, 72% gostariam de utilizar o tempo extra para falar ao telefone e 64% querem mesmo é trocar a condução por uma bela refeição – ou pelo menos um lanchinho – dentro do automóvel.
As pessoas já pensam no que vão fazer quando não precisarem mais ficar com as mãos no volante
“As pessoas estão começando a pensar sobre o que exatamente os veículos autônomos podem significar no seu dia a dia. [...] Os carros autodirigíveis vão revolucionar o modo como vivemos, assim como a forma com que viajamos”, analisou Lukaszewicz. E você, o que gostaria de fazer com o tempo livre dentro do carro, hein?
)
)
)
)
)
)
)