Nos EUA, tampar para-brisa é punição para quem estacionar em local proibido

2 min de leitura
Imagem de: Nos EUA, tampar para-brisa é punição para quem estacionar em local proibido

Quem costuma parar em local proibido ou não é muito fã de pagar as taxas necessárias para estacionar em alguns locais nas ruas dos Estados Unidos tem se deparado com um aparato bastante inusitado quando retornam ao seu veículo: um bloco de plástico retangular afixado no para-brisa. Chamado de The Barnacle, o aparato que vem sendo testado desde o mês de outubro em alguns estados norte-americanos e pode, muito em breve, tomar o lugar de travas de rodas, guinchos e cavaletes.

A ideia é que o projeto seja muito mais viável – em múltiplos sentidos – que qualquer outra solução atual para infrações do tipo. O brinquedinho, por exemplo, é leve, tem uma fabricação extremamente barata, pode ser transportado facilmente pelas autoridades e pelo próprio condutor do carro autuado e é ainda mais prático do que um papelzinho de multa preso no seu limpador. Além disso, ele é muito mais seguro para os agentes responsáveis pela fiscalização das vias, já que eles não precisam se expor ao trânsito para aplicar a “punição”.

A parada é realmente sinistra

Sim, o negócio é fácil mesmo, acredite! Para os guardas de trânsito, basta desdobrar o dispositivo e pressioná-lo contra o vidro para que um par de ventosas industriais garanta uma fixação hercúlea no local. A pressão é tão grande que, teoricamente, só é possível remover o kit arrancando o para-brisa do seu automóvel ou, claro, pagando a tarifa correspondente à liberação. O valor pode ser quitado pelo próprio celular e rende um PIN que deve ser digitado no próprio Barnacle.

Pagou? Tirou!

Como é? Prefere dar uma de contraventor, meter a cabeça para fora do carro e ativar o modo #YOLO para dirigir como se estivesse em um dos games da franquia Grand Theft Auto? Calma, amiguinho, nada é tão fácil assim! O equipamento tem um GPS integrado que avisa as autoridades a respeito da posição do automóvel, caso você resolva dar um passeio com ele por aí. Além disso, um sensor detecta quando o veículo está em movimento e dispara um alarme sonoro nada discreto para avisar que o motorista está desafiando ainda mais a lei.

Tarefa extra para os infratores

Ah, vale notar que, se você quiser ser um motorista correto, ainda vai ter um trabalhinho a mais após quitar a dívida com a cidade. Isso porque depois de pagar a multa e retirar o Barnacle do vidro do seu carro, é preciso levar o gadget para um posto credenciado dentro de 24 horas para evitar que uma nova taxa seja cobrada em cima da posse temporária do objeto.

É preciso devolver tudo, mas não precisa acumular tanto assim

E aí, será que uma proposta como essa faria sucesso ou mesmo daria certo por essas bandas? Diga o que acha sobre o brinquedinho na seção de comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.