É pouco? Brasileiros criam carro que faz 400 km usando só 1 litro de etanol

1 min de leitura
Imagem de: É pouco? Brasileiros criam carro que faz 400 km usando só 1 litro de etanol

Um veículo capaz de percorrer a nada modesta distância de até 400 quilômetros com apenas 1 litro de etanol será uma das estrelas da Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética (Fenasucro), evento que será realizado entre os dias 23 e 26 deste mês em Sertãozinho (SP). Em desenvolvimento desde 2009, o protótipo, feito para uma pessoa, possui carcaça de 2 metros de largura em fibra de carbono.

Batizado de Popygua, o automotor criado por pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foi testado nos EUA em 2015, quando, à velocidade constante de 30 km/h, a autonomia chegou a 316 km com somente 1 litro do combustível à base de cana-de-açúcar. Agora, a intenção é ultrapassar essa marca e chegar ao patamar de até 400 quilômetros por litro.

“Era uma competição em que você dá 10 voltas na pista, deve dar uns 20 quilômetros, medem quanto de combustível tinha antes, medem quanto sobrou e dividem pelo consumo em milímetros e fazem a quilometragem por litro”, explica Bruno Medeiros, professor de mecânica da UTFPR, como informa o G1.

O protótipo está em desenvolvimento desde 2009

A tecnologia

Dentre as tecnologias que fazem do Popygua um dos modelos de carro reduzido mais eficientes da atualidade estão o design, que gera a redução do atrito entre o carro, ar e solo, sua aerodinâmica e também os materiais usados, que deixam o veículo leve.

“O segredo também é pegar pista sem trânsito, parar a tantos quilômetros para calibrar o pneu e ter poucas pessoas dentro do carro, tudo isso influencia”, diz Medeiros. Segundo ele, há um caminho longo a ser percorrido para que um modelo inspirado no protótipo possa chegar à indústria automobilística.

Atrito reduzido com o ar  e o uso de materiais leves são alguns dos "segredos" para a eficiência do carro

O grande desafio é conciliar tecnologias eficientes e sustentáveis às exigências dos consumidores, que têm dirigido cada vez mais rápido, gerando o aumento no limite de velocidade e também do consumo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.