Lenovo Mini Wireless Keyboard N5901

4 min de leitura
Imagem de: Lenovo Mini Wireless Keyboard N5901

Lenovo Mini Wireless Keyboard N5901

O Lenovo Mini Wireless Keyboard N5901 é um conjugado de teclado e mouse wireless que vem em formato mínimo, quase do tamanho de um celular. Um tipo de gadget pouco conhecido, mas que para muitos pode ser de extrema utilidade.

O produto segue a linha HTPC (Home Theather Personal Computer), conceito estadunidense que simboliza a junção de seu computador, sistema de som e televisão, deixando tudo devidamente conectado.

O papel do dispositivo é se oferecer como uma alternativa para que você use o teclado e o mouse diretamente do seu sofá. Além disso, ele também é muito útil para apresentações em reuniões ou palestras, uma vez que pode funcionar perfeitamente como um controle para slides, vídeos e outros documentos.

O gadget da Lenovo conta com conexão Wi-Fi de 2.4 GHz através de um mini conector USB e alcance superior a dez metros, trackball com dois botões, teclado com 73 teclas (nada mal para um dispositivo portátil) e funciona com duas pilhas palito. A previsão de lançamento no Brasil é para junho de 2011, ainda sem preço estipulado.

Aprovado

Compatibilidade

O primeiro teste relacionado a este tipo de dispositivo refere-se à simplicidade encontrada para colocá-lo em funcionamento. Quanto a isso, a resposta do gadget conectado à máquina é instantânea, o que faz dele um confiável dispositivo plug and play (conecte e use).

Apesar de ter sido testado somente no Windows 7, relatos na internet e especificações do fabricante dão conta de que o gadget também funciona normalmente nos Windows XP e Vista.

Design

Design do Lenovo Mini Wireless Keyboard N5901

Logo ao pegar o Lenovo Mini Wireless Keyboard N5901 nas mãos, você percebe que tanto o seu tamanho como seu desenho foram feitos para que ele seja o mais ergonômico e confortável possível.

O revestimento black piano dá ao dispositivo excelente aspecto visual. Além disso, aliado ao belo visual, o gadget conta também com uma construção muito sólida e confiável, mesmo pesando muito pouco.

Digitar também não é um problema e mesmo pessoas com dedos mais avantajados não encontram dificuldades. Isso porque as suas teclas apresentam um tamanho um pouco maior do que as encontradas na maioria dos smartphones, além de serem macias e confortáveis durante a utilização.

Comparação com o teclado do Motorola Milestone

Completo

O teclado do dispositivo é bastante completo – principalmente se levarmos em conta o seu tamanho. Teclas que poderiam ser excluídas estão presentes, como o botão Windows; até mesmo um combinado de “Ctrl”, “Alt” e “Del” encontra-se presente. Além disso, comandos para o controle de vídeo também se encontram no teclado, localizados na sua parte superior.

Padrão brasileiro

Este é um dos principais atrativos do Lenovo Mini Wireless Keyboard N5901. Ao contrário de outros produtos importados, este, ao ser comercializado no Brasil, apresenta a nossa configuração de teclas, ou seja, você encontrará aqui a temida cedilha, além de todos os nossos acentos.

Alcance

Este é outro ponto positivo deste gadget da Lenovo. Isso porque, se você tem uma sala realmente imensa, ou precisa de um dispositivo do tipo porque vive fazendo apresentações em auditórios saiba que alcance não é problema, já que ele continua funcionando mesmo há mais de dez metros de distância.

Reprovado

Trackball

O mote principal do dispositivo é funcionar como um teclado e mouse básicos, para se utilizar o computador quando este se encontra ligado à televisão e você não quer sair do sofá. Todavia, se você deseja,  navegar pela internet principalmente, encontra alguns pequenos problemas.

A trackball é extremamente sensível e você precisa “suar a camisa” para conseguir melhorar a sua utilização e dominá-la. Além disso, caso você esteja navegando e utilizando somente uma das mãos, não conseguirá mexer o mouse e clicar ao mesmo tempo, isso por conta da posição dos botões.

Trackball - sensível e barulhenta

Talvez a adição de uma espécie de gatilho (semelhante aos controles do Wii, por exemplo) fosse a melhor opção para incrementar esta usabilidade.

Para os mais detalhistas, uma coisa que também chama a atenção é o fato da trackball ser um pouco barulhenta e, caso você esteja em um ambiente silencioso, é impossível não reparar no som de plástico raspando ao girá-la.

Ponto e vírgula na tecla função

Uma das grandes vantagens do Lenovo Mini Wireless Keyboard N5901 é o fato de ele trazer o padrão brasileiro de teclas. Todavia, cada vez que você precisa lançar mão de pontos finais ou vírgulas, terá de utilizar a tecla “Função”.

Como usar pontos e vírgulas no Lenovo Mini Wireless Keyboard N5901

A princípio pode parecer um pouco de preciosismo, mas o fato é que são caracteres importantes e poderiam contar com uma tecla própria – substituindo “Shift” ou “Ctrl”, uma vez que estes constam em pares, da mesma forma que em um teclado normal.

Usabilidade limitada

Apesar de ser bonito, funcionar bem e contar com uma grande marca por trás de sua construção, o fato é que o Lenovo Mini Wireless Keyboard N5901 apresenta uma usabilidade bastante limitada.

Escrever textos um pouco maiores nele é praticamente impossível, bem como jogar ou realizar funções mais complicadas, como mexer em programas de edição de imagens ou tarefas semelhantes.

Vale a pena?

Como dito anteriormente, ele não foi projetado para que o usuário jogue games em primeira pessoa ou escreva grandes textos, já que sua usabilidade é bastante específica.

Entretanto, ele apresenta-se muito interessante para alguns usuários, como aqueles que buscam uma alternativa mais completa para controlar as suas apresentações acadêmicas ou profissionais.

Além destes usuários, se você tem em sua casa uma verdadeira central de mídia, com o computador ligado à sua televisão e busca por um produto compacto e de qualidade para mexer no PC sem sair do sofá, o Lenovo Mini Wireless Keyboard N5901 é uma boa pedida.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.