A dupla testada.

Muitos usuários os julgam insignificantes, mas o mouse e o teclado são componentes importantes para o nosso dia a dia. É obvio que sem estes equipamentos as atividades desempenhadas em computadores seriam extremamente trabalhosas e entediantes.

Porém, não é apenas nesse sentido que tais dispositivos têm importância. Com um mouse e um teclado de boa qualidade, ergonomicamente planejados e com recursos de acessibilidade, você aumenta sua produtividade e, de quebra, evita uma série de doenças oriundas de movimentos repetidos erroneamente.

Além disso, equipamentos com design moderno e visual bacana ajudam a dar ao ambiente de trabalho uma aparência mais agradável. Portanto, escolher cautelosamente esses equipamentos para a sua máquina é uma atitude saudável.

O Baixaki está sempre antenado com o que há de novo no mercado. No início do mês publicamos uma notícia com o lançamento do Mouse Retrátil Full da Mtek – empresa de componentes e acessórios computacionais. Tivemos a oportunidade de testá-lo, juntamente com o Teclado Multimídia Quad. Confira o que achamos desta dupla.

O que vem na caixa

Tanto para o Mouse Retrátil Full (MS510UK) como para o Teclado Multimídia Quad (K7900), as caixas que os envolvem são simples, mas comportam os produtos devidamente fixados e protegidos. No caso do teclado a proteção poderia ser maior caso houvesse um invólucro de espuma.

A abertura dos recipientes de papelão não oferece qualquer dificuldade. Basta desencaixar as abas e retirar os produtos. Você nem precisa retirar o estilete ou tesoura da gaveta para cortar aquela grossa camada de fita adesiva ou aquele plástico espesso selado por máquina, como acontece em alguns casos.

Em nenhum dos produtos consta o manual de usuário na embalagem. Não encontramos uma página no site da fabricante que disponibilize esse tipo de documentos. O certificado de garantia é indicado por uma etiqueta na parte externa da caixa. O fato é confirmado pela Mtek, clique aqui para acessar a página de garantia dos produtos da empresa.

Especificações

Mouse Retrátil Full (MS510UK)

O Mouse Retrátil Full possui dois botões com scroll, o qual pode ser utilizado como terceiro botão. O dispositivo conta com sensor ótico de 1000 DPIs (dots per inch ou pontos por polegada, em uma tradução livre) e é conectado ao computador por meio de um cabo USB  de 60 centímetros de comprimento. O cabo possui um “case” para armazená-lo quando não estiver em uso. A versão da tecnologia USB utilizada não foi especificada pela fabricante.

Cabo USB de 60 centímetros.

Fonte da imagem: Mtek.

O componente é compatível com Windows 7, XP, Vista, 98, 2000 e ME. As dimensões do mouse são: 9,7 cm de comprimento, 5,8 cm de largura e 3,7 de altura. O peso do periférico não é explicitado na embalagem ou site da Mtek.

Teclado Multimídia Quad (K7900)

Pesando 474 gramas o Quad possui 42,3 cm, 12 cm e 2,9 cm de largura, altura e espessura respectivamente. O cabo USB que o conecta com a CPU prolonga-se por 1,80 metro. As 107 teclas estão dispostas conforme o padrão “Português Brasil” definido pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O Teclado Multimídia conta com funções multimídias ativadas pela tecla FN. A parte inferior deste componente reserva duas surpresas. A primeira são os suportes de altura que também servem como recurso pra deixá-lo em pé. Outra característica deste equipamento são as fissuras que propiciam as saídas multilaterais do cabo USB.

Os dois dispositivos são fabricados com processos calcados nas certificações RoHS, ISO9001, ISO14001, CE e FCC. Ambos os periféricos possuem garantia de três anos para defeitos de fabricação.


“Case” para o cabo USB

Os usuários que odeiam fios que se entrelaçam com outros objetos dentro da mala vão adorar o Mouse Retrátil Full (MS510UK). Por quê? Este dispositivo possui um sistema inteligente para guardar o cabo USB dentro de sua carcaça.

O mecanismo lembra os modelos do periférico sem fio que possuem um encaixe específico para acoplar o receptor do sinal wireless. A ideia é uma interessante inovação para mouses óticos com fio, tornando o seu transporte muito prático.

Esconda o cabo dentro do mouse.

Fonte da imagem: Mtek.

Armazenado neste “case”, evita-se a retaliação do cabo oriunda de puxões ou esmagamentos que normalmente ocorrem quando transportamos esse tipo de equipamento. A tração de retração do cabo também mostrou-se eficiente. Basta puxar levemente o fio para que os mecanismos internos do mouse o recolham rapidamente. Entretanto, algumas características do sistema deixaram a desejar, acompanhe mais a frente.

Resolução (DPI)

Os pontos por polegada são responsáveis pela precisão da movimentação do cursor do mouse. Ao movimentar o mouse bruscamente, resoluções óticas baixas (400 DPI para os padrões atuais pode ser considerado limitado) enfrentam dificuldades para acompanhar as ações. Com isso, o cursor pode “saltar” alguns pontos da tela.

A resolução do mouse garante precisão em atividades comuns.

Fonte da imagem: Mtek.

Os 1000 DPI do MS510UK garantem que atividades rotineiras, como editar textos, surfar pela web ou manipular imagens, sejam realizadas com eficiência mesmo em telas de alta resolução (1920 por 1080 pixels). A precisão proporcionada pelo mouse da Mtek para essas tarefas é mais do que suficiente. Entretanto, para os gamers hardcore o modelo não é o ideal. O mais indicado para quem deseja ter o máximo de desempenho é de 1600 a 2000 DPI.

Design do teclado

A funcionalidade e o design do Teclado Multimídia Quad (K7900) nos surpreenderam. Com teclas quadradas e planas, o modelo da Mtek lembra os periféricos produzidos pela Apple e é muito semelhante com os aplicados a notebooks. Sua fina espessura e dimensões reduzidas o tornam elegante e leve.

Design fino e elegante.

O espaçamento entre as teclas é adequado. Você não sofre com constantes erros de digitações ocasionados pela proximidade das letras. Ao digitar não é preciso afundar o dedo no teclado, a pressão exigida para acionar um comando é a mínima possível.

Além disso, ao redigir um texto com o Quad ninguém ao seu lado é incomodado, pois este dispositivo é silencioso. O K7900 veio para combater os teclados que mais parecem uma máquina de escrever.

Você utiliza a mesa do computador para estudar? Com este equipamento você consegue economizar espaço deixando-o de pé. Isso é possível graças ao formato dos suportes de altura. Para quem divide o espaço do teclado com cadernos e canetas, o produto da Mtek tem grande utilidade.

Você pode deixar o teclado de pé.

Garantia

Outro quesito que chama atenção nestes produtos da Mtek é o período de garantia ofertado para defeitos de fábrica. Poucos fabricantes de equipamentos tão triviais para o cotidiano dos usuários garantem suporte de três anos em caso de problemas oriundos de erros fabris. Isso significa maior segurança para o seu investimento.


Cabo USB: comprimento e resistência

Conforme já apresentado, a concepção de um cabo retrátil que pode ser guardado dentro do próprio mouse é inovadora e um ponto forte do Mouse Retrátil Full. Entretanto, algumas características poderiam ser aperfeiçoadas.

O primeiro ponto que deixou a desejar é o comprimento. Os 60 centímetros de cabo do modelo testado limitam a mobilidade do usuário em um notebook. Em computadores comuns seu uso é quase impraticável, o que nos fez concluir que ele foi desenvolvido para máquinas portáteis, apesar disso não estar discriminado no site ou embalagem do produto.

O cabo parece ser muito frágil.

A resistência do cabo do dispositivo é questionável. O fio é muito fino e sua fixação com o conector USB dá a sensação de que pode arrebentar a qualquer momento. Ao manipular o cabo, seja na hora de conectá-lo ao PC ou recolhê-lo, o receio de danificá-lo é constante.

Falta um plus

Qualquer recurso que propicie o ganho de produtividade ou torne a utilização do computador mais prática é muito bem-vindo. Sentimos falta de algo a mais no Mouse Retrátil Full. Uma função que cairia muito bem nele seria botões de avanço e retrocesso na lateral esquerda, presente em alguns modelos disponíveis em lojas de informática. Esse recurso permite maior agilidade e comodidade durante a navegação pela internet, por exemplo.

O design do mouse não traz nada de novo, fazendo com que o dispositivo tenha um visual “sem graça”. O material utilizado é bem leve, mas seu formato não oferece grande conforto ao usuário. A ergonomia apresentada pelo periférico é inferior à de modelos mais rebuscados que podem ser encontrados em lojas especializadas.

Botões multimídias do teclado

Para quem escuta música enquanto trabalha ou estuda na frente do computador, os botões de atalho multimídia são itens preponderantes na hora de comprar um teclado. Isso porque estas funcionalidades permitem controlar player de áudio e vídeo, abrir a página inicial do navegador e o mecanismo de pesquisa do sistema operacional com maior agilidade.

O Quad possui as funcionalidades clássicas de um teclado multimídia. Porém, ele não é exemplo de praticidade. Os comandos são acionados por combinação de teclas, nas quais a – geralmente esquecida – tecla FN (Função) é essencial. Para qualquer ação você precisa manter o FN pressionado e escolhe a opção desejada entre as teclas F1 e F10.

Outros modelos são bem mais ágeis ao manipular a execução de músicas, pesquisas e envio de emails, pois suas teclas são ativadas com um simples toque. Obviamente, essa característica torna o teclado maior, mais pesado e mais caro – na maioria das vezes.


Antes de tudo é preciso deixar bem claro que o Teclado Multimídia Quad e o Mouse Retrátil Full não formam uma dupla tão entrosada como Romário e Bebeto na Copa do Mundo de 1994. O teclado pode ser usado em qualquer computador que possua porta USB, porém terá pouca utilidade em um notebook.

Por sua vez, o mouse segue o caminho inverso. O mecanismo de recolhimento do cabo (inovador, por sinal) torna seu transporte mais seguro e prático. Por outro lado, o comprimento do fio impossibilita sua utilização em um PC comum.

O teclado é um equipamento com grande potencial de mercado. Custando entre R$ 27 e R$ 45 na internet, sua aquisição é válida. O periférico entra na briga com outros modelos mais simples que não possuem o seu design, o qual propicia conforto durante a digitação. A posição em pé do periférico pode economizar bastante espaço na mesa – tornando o teclado ideal para quem realiza outras atividades neste mesmo móvel.

Apesar de ter uma resolução ótica bacana, o Mouse Retrátil Full tem suas limitações – cabo aparentemente frágil e design pouco ergonômico são alguns exemplos. Seu preço gira em torno de R$ 25 – valor bem próximo de alguns modelos mais simples de mouses sem fio. Fazendo um balanço de custo-benefício adquirir este modelo de mouse não deve ser um investimento com grande utilidade, principalmente para quem quer se livrar de fios.

A concepção de um case para guardar o cabo é o grande destaque do mouse e deve ser fonte de inspiração para outros periféricos da Mtek. Esperamos que no futuro modelos aperfeiçoados desta tecnologia venham suprir outras necessidades.

Cupons de desconto TecMundo: