A origem do QWERTY é diferente daquela que você conhece

1 min de leitura
Imagem de: A origem do QWERTY é diferente daquela que você conhece

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)
Você sabe quais são as origens do QWERTY, o padrão de teclados mais utilizado no mundo? A explicação mais popular diz que, quando as máquinas de escrever foram criadas, o QWERTY foi desenvolvido para tentar evitar ao máximo que as hastes metálicas próximas prendessem umas às outras durante o processo de escrita.

Para isso, as letras foram dispostas de maneira a ficarem mais longe de suas companheiras mais frequentes na língua inglesa. No entanto, como o Smithsonianmag.com nota, pares comuns como “er”, “ed”,“es” e “th” encontram-se bastante próximos, de modo que é bem possível que essa explicação seja furada.

De acordo com um artigo dos pesquisadores Koichi Yasuoka e Motoko Yasuoka, da Universidade de Kyoto, os primeiros a testar os protótipos de máquina de escrever foram telegrafistas já acostumados com um padrão alfabético. Quando descobriu-se que era impossível obter o mesmo padrão utilizado nos telégrafos, os profissionais fizeram as modificações até acordarem em utilizar o padrão QWERTY.

No entanto, mesmo para os historiadores, não há tantos detalhes de como essas mudanças foram feitas e quais foram os principais fatores que levaram ao padrão presente até hoje, de modo que não dá para saber exatamente a verdadeira história do padrão.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.