Imagine acessórios inusitados para notebooks, mas que não são nada práticos

5 min de leitura
Imagem de: Imagine acessórios inusitados para notebooks, mas que não são nada práticos

Os compactos e poderosos computadores portáteis, os notebooks, estão se popularizando cada vez mais no Brasil. O que antigamente era uma peça de luxo é cada vez mais visto nos escritórios, casas, salas de universidades, entre outros.

Mas mesmo com toda essa facilidade, às vezes dá vontade de ter à mão todos os acessórios disponíveis em um computador desktop, porém, que nem sempre são tão práticos.

Que tal se você pudesse carregar com você, junto com o seu computador portátil uma série de acessórios extras muito úteis, mas que na verdade não são tão práticos? Mas vamos sonhar alto, pensando apenas na utilidade e não na praticidade e muito menos no peso que esses acessórios teriam, tanto nos braços quanto no bolso.

Aos artistas e músicos do mundo digital

Para os artistas digitais, imaginem três telas LCD embutidas, que saem da tela principal? Fechado, o notebook seria um computador portátil convencional, aberto, as telas saem das laterais mostrando múltiplos monitores ou uma enorme área de trabalho.

Claro que seria necessária a presença de um contrapeso, para que o computador não tombasse para trás com o peso das telas! E para facilitar os trabalhos em editores de imagens, além das telas LCD extras, que tal uma mesa digitalizadora integrada?

Se você trabalha com edição de áudio ou vídeo, imagine o seu notebook com dois botões grandes, do tipo “jog-and-shuttle”, para facilitar o seu trabalho, semelhantes aos presentes em mesas de edição de vídeo ou tocadores de CD profissionais utilizados por DJs. Ficaria muito mais fácil mixar músicas ou trabalhar com frames em vídeos.

Aos profissionais nômades

Para os profissionais que trabalham frequentemente com projeções de seus trabalhos em reuniões e apresentações, um retroprojetor embutido facilitaria muito a vida. Bastaria abrir seu notebook, posicioná-lo voltado para uma parede branca e começar a sua apresentação em qualquer lugar. Não seria uma maravilha?

Pense no que seria um computador portátil que possuísse uma tela LCD removível, que se comunicasse com o teclado através de tecnologia sem fio, e você pudesse posicionar a tela e o teclado de acordo com suas necessidades, fosse para uso em uma mesa, suporte para notebook ou até mesmo no colo.

Existem dois acessórios que são indispensáveis para muitos profissionais, mas que não são nem um pouco práticos na maioria das vezes: impressora e scanner. Pense agora em um notebook com um scanner de mão embutido e uma mini impressora a laser, mas procure não pensar em quantos quilos isto pesaria!

Para os viciados em cafeína e nicotina, que não conseguem manter o vício longe do computador, imagine um dissipador externo de calor, que ao mesmo tempo em que esfriasse o computador, esquentasse o café. E do outro lado, um cinzeiro embutido, seguindo o padrão do computador. Calma, ainda há a opção de largar os vícios!

Alta tecnologia universal

Imagine então um notebook com uma tela touchscreen no lugar do teclado, que pode ser um teclado adaptado a qualquer língua e se converte em monitor. Acabaria com o problema da ausência do padrão nacional (ABNT2) nos portáteis importados, além de permitir customização para o usuário.

Como se não bastasse, você poderia abrir em 90 graus o computador portátil e transformar a sua tela de 17 polegadas em um telão de 34 polegadas, para assistir um filme, seriado ou programação online com a sua família. E tudo ficaria ainda melhor com um leitor de Blu-ray.

Seguindo a tendência de alguns celulares, que tal uma tela pequena externa com tecnologia touchscreen, que permitisse controles simples como controlar seu tocador de música ou visualizar relógio e calendário?

Conforto e segurança

Para garantir que os seus arquivos estejam seguros longe das mãos de bisbilhoteiros, que tal uma tecnologia de reconhecimento biométrico, capaz de identificar o rosto ou íris do usuário, suas digitais ou até mesmo as veias de suas mãos?

Cuidado com bisbilhoteiros!

Assim, o computador poderia ser acessado apenas por uma série de usuários com seus traços previamente cadastrados. Além da segurança no acesso ao computador, você poderia acessar com mais tranquilidade transações bancárias e fazer compras online utilizando seus dados.

Quem lida com problemas de ajuste ergonômico com seu notebook, já pensou em um teclado removível, que se destacasse da tela e se comunicasse com ela através de tecnologia sem fio? E já que o teclado não está mais “grudado” ao computador, que tal imaginá-lo maior, como os padrões de computadores desktop ou até mesmo dobráveis e desmontáveis?

E energia para tudo isso?

Com certeza essa quantidade enorme de acessórios consumiria níveis altíssimos de energia, o que levaria as contas de luz das casas e escritórios às alturas enquanto a bateria estivesse carregando. E da autonomia da bateria nem se fala, seria praticamente impossível uma máquina super equipada como essas se manter sozinha por muito tempo.

Imagine então, para fechar com chave de ouro: baterias carregadas por energia solar. Isso mesmo, ideal para quem mora em um país tropical. Você pode utilizar seu computador à vontade sentado em frente à janela: além de recarregar sua bateria, você pega uma corzinha para espantar sua brancura de escritório! E após terminar de utilizar, deixe-o carregando sob a luz do sol, para utilizá-lo durante a noite.

Recarregue na luz do sol

Calma, nem tudo é apenas um sonho!

Algumas das nossas ideias – nem tão – malucas citadas aqui, já existem, umas em fase de testes e outras já disponíveis no mercado! Se você gostou da ideia do notebook com uma tela em touchscreen que se expande em duas, saiba que a Sony já está trabalhando no computador portátil dos seus sonhos: o Sony Vaio com OLED flexível.

A tecnologia OLED promete bater o LCD principalmente no que diz respeito à economia de energia, além de ser mais fina e leve. O Vaio com OLED flexível trará integrado no interior o monitor e o teclado, com interatividade touchscreen disponível, além, é claro, da possibilidade de transformar tudo numa grande tela.

Já existem modelos disponíveis no mercado de notebooks com reconhecimento biométrico do polegar e softwares de reconhecimento facial que funcionam integrados à uma webcam.

A Apple registrou recentemente patentes relacionadas ao iPhone, entre elas um sensor de reconhecimento de digitais escondido atrás da tela e uma câmera para reconhecimento da íris e da estrutura do rosto do usuário.

O registro feito indica que algumas dessas novidades podem ser implantadas nos notebooks da empresa.

Outra novidade tecnológica é o Dell XPS M2010, que divide opiniões entre ser um notebook ou um desktop. Primeiro porque possui uma tela de singelas 20,1 polegadas, além de um aparato sonoro considerável, que inclui oito auto-falantes embutidos e um subwoofer. Como se não bastasse, possui leitor de discos Blu-ray e teclado removível com tecnologia wireless.

Dell XPS M2010

O monitor pode ser movido para frente, e quando você quiser levar o seu computador para onde quiser, basta encaixar tudo e carregar pela alça. Só que esta verdadeira máquina dos sonhos é literalmente um computador de peso: pesa a partir de 8,3kg. Por isso as controvérsias o fato de ser realmente portátil, haja músculo!

E para você, qual acessório inusitado, apesar de nada prático, não poderia faltar? Compartilhe suas idéias malucas!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.