Sabe aquela antiga frase “Cuidado onde pisa”?. Com a expansão da internet é possível modificá-la um pouco e dizer “Cuidado onde clica”. Já falamos sobre segurança na rede em vários artigos aqui no Baixaki, porém, como segurança nunca é demais, vamos falar sobre uma praga que causa vários danos a milhares de usuários: o keylogger.

O keylogger nada mais é do que um programa que grava tudo o que é digitado nos computadores onde ele é instalado e enviar por email para um cracker. Esta era, até então, a lógica do keyloggers, porém hoje em dia, através de fraudes cada vez mais elaboradas, é possível roubar senhas até dos teclados seguros dos bancos – aqueles em que você digita a senha com o mouse.

Todo o cuidado é pouco.Como você pode cair na deles

Os KL são programas que contam com o descuido dos usuários para causar problemas. No período de festas é maior o número de emails de promoções, troca de fotos, divulgação de festas e muito mais e, é neste período que se multiplicam os computadores infectados não só por KL, mas sim, por todos os tipos de malwares. Os keyloggers entram em ação nos computadores quando recebemos emails que contém, essencialmente, arquivos executáveis (EXE) e, estes, instalam vários de tipos de aplicativos utilizados para roubar, danificar ou estragar seu computador.

Quando um KL é instalado no computador, assim que o usuário abre alguma página de interesse para o fraudador – sites bancários, de compras, conta de email -, o KL é programado para gravar todas as teclas digitadas neste site e, em alguns casos, até mesmo o teclado virtual é gravado. Assim que os dados são capturados, o programa KL envia um email com todas as senhas ou logins para o fraudador, aí basta ele acessar o site do banco, por exemplo, e fazer a festa com a sua conta.

Limpeza total

Agora que você já sabe o que esta praga eletrônica pode causar, vamos ensinar como não permitir que o Windows carregue keyloggers no seu computador. Em primeiro lugar:

1)    Vá até o menu “Iniciar/Executar

2)    Digite na caixa de texto “msconfig

Digite  o seguinte comando:

 

3)    Assim que a janela abrir, vá até a aba “Inicializar” para abrir a lista de executáveis carregados quando o sistema operacional é iniciado.  Se você detectar algum executável com nome suspeito, por exemplo, não tenha dó e desmarque-o na hora.

4)    Assim que terminar a limpeza, reinicie seu computador para que tudo esteja novamente em A raiva mata!ordem. Vale lembrar que é preciso tomar cuidado com o que você desmarcar, pois alguns executáveis auxiliam o bom desempenho do computador ou permitem que seus programas correspondentes funcionem.

Se você quiser poupar tempo, pode pedir ajuda a alguns programas que detectam e eliminam a maioria dos malwares do seu computador, como: Spyware Terminator, SuperAntiSpyware , SpyCatcher Express. 

Mesmo com a ajuda de todos estes aplicativos, é imprescindível que você tome cuidado onde clica, pois a curiosidade mata, não literalmente, mas com muita raiva você vai ficar se roubarem todas suas senhas.

Cupons de desconto TecMundo: