TecLab analisa a placa de vídeo Galax GTX 950 Black OC Sniper Edition 2GB

7 min de leitura
Imagem de: TecLab analisa a placa de vídeo Galax GTX 950 Black OC Sniper Edition 2GB

No começo de novembro, testamos o que prometia ser a melhor versão de GTX 950 do mercado, a Galax GTX 950 Exoc White, placa que conta com as mais fortes especificações vendidas em uma GTX 950 e que sem dúvidas mereceu ganhar nosso award ouro.

Hoje iremos testar outra GTX 950 da Galax, a GeForce GTX 950 Sniper Edition, placa certificada pelo Teclab e que é uma versão bem mais simples que a Exoc White, chegando com um preço bastante agressivo e se colocando dentre opções mais baratas de GTX 950.

Visao Geral - O que significa ser uma Sniper Edition?

A começar pela sua visão geral, esta é uma placa com PCB custom da Galax, porém, que compartilha diversas características com a placa de referência da Nvidia. Desta forma, suas mais importantes características ficam por conta de seu cooler com duas fans e de seu overclock de fábrica, que faz com que sua GPU trabalhe cerca de 150MHz acima da placa de referência em boost, lhe garantindo um bom ganho de desempenho.

Falando sobre o cooler, a placa é bastante discreta na medida que possui predominância da cor preta, desta forma se encaixando bem em qualquer configuração. Sua refrigeração também é bastante sofisticada para uma placa de entrada, onde ela conta com duas ventoinhas de 90mm e que operam de forma silenciosa. Esta placa ainda conta com as mais novas tecnologias para otimização de ruído, permanecendo com suas fans desligadas até que a GPU chegue a uma certa temperatura ou o usuário exija dela em um game.

Seu cooler cobre toda a PCB e é construído sobre uma carenagem plástica de boa qualidade. Em sua parte de trás não temos a presença de nenhum backplate ou algo aprecido, tendo como destaque apenas a cor preta de sua PCB. Aqui também já podemos visualizar sua conexão para SLI, desta forma é possível que sejam ligadas até duas destas placas em paralelo.

Em sua lateral temos um painel led que acende em branco o logo GeForce GTX. Nesta região também podemos visualizar seu conector de alimentação de 6 pinos, condicionando esta placa a um baixo consumo, fazendo com que ela tenha como recomendação mínima uma fonte de 350W reais.

Em seu painel traseiro, a Galax GTX 950 Sniper conta com as mesmas conexões da placa de referência, trazendo uma conexão DVI-I, uma HDMI 2.0 e uma Display port 1.2. Tornando possível a utilização de até três telas simultâneas sem nenhum adaptador ou até 4, utilizando um HUB.

Por dentro da Sniper OC - PCB, Cooler e VRM

Partindo agora para uma análise mais técnica, desmontamos a Galax GTX 950 Sniper para abordar seus detalhes de construção do seu cooler e sua PCB.

Produzida através do processo de fabricação em 28nm da TSMC, na região central da placa já podemos notar sua GPU GM206 em sua versão simplificada, com 768 Shaders ativos em seu die de 228 mm² e que conta com cerca de 2,9 bilhões de transistores.

Esta placa possui 2GB de memoria GDDR5 divididos entre 4 chips Samsung modelo K4G41325FC-HC28 com 512Mb de densidade cada um. Algo excelente, visto que estes chips são os mesmos encontrados em outros modelos muito mais caros, como a GTX 980Ti Lightning que testamos.

Na Galax GTX 950 Sniper OC, estes chips vem configurados para trabalhar sob a frequência de 1653MHz, ou seja, cerca de 6610MHz efetivos. Apesar de possuir apenas 128 Bits de largura de banda, esta placa, assim como toda a série GTX 900, ainda conta com a terceira geração da tecnologia Delta Color Compression (DCC), desta forma aumentando em cerca de 30% o rendimento de suas memórias.

Medindo cerca de 23cm, esta placa possui um tamanho maior que o design de referência, porém sem exagerar em suas medidas, mantendo compatibilidade com quase todos os gabinetes ATX existentes.
Além disto, diferentemente da GTX 950 Exoc White e da GTX 960 Exoc, esta placa possui apenas uma Bios, seguindo a mesma especificação presente na placa de referência.

Outra característica importante é seu VRM de 3+1 fases. Neste aspecto, esta placa utiliza um sistema de alimentação bastante semelhante ao design de referência. Além disto, tanto seu VRM quanto suas memórias recebem dissipação ativa e fazem contato com o mesmo cooler da GPU, desta forma mantendo boas temperaturas de operação.

Seu cooler possui construção bastante simples e não conta nem com heatpipes, nem com base em cobre. Feito totalmente em alumínio, ele faz contato com toda a placa e garante boa temperatura de operação tanto para sua GPU, quanto para seu VRM e memórias.

Nossos testes

Para nossos testes com a Galax GTX 950 OC Sniper 2GB utilizamos nossa máquina baseada no processador Intel Core I7 6700K, instalado na novíssima plataforma Z170 (Gigabyte Z170X-SOC Force).

Sistema

  • Processador: Intel Core I7 6700K @ 4.5GHz
  • Placa-mãe: Gigabyte Z170X-SOC Force
  • Refrigeração CPU:  Corsair H80i GT
  • Memórias:  4x4GB DDR4 Corsair Dominator Platinum 3.333 MHz
  • Fonte: Corsair AX1500i
  • SSD: Corsair Force GS 360GB

Software

  • Driver AMD: Catalyst 15.7.1
  • Driver Nvidia: Nvidia Forceware 355.65
  • Microsoft Windows 10

Metodologia

  • Mesmo computador para todas as placas;
  • Média aritmética de no mínimo 3 resultados para cada benchmark;
  • Todos os aplicativos que podem influenciar resultados, desabilitados;
  • Os estados de energia no padrão de desempenho máximo;
  • Todas as corridas realizadas após reinicialização;
  • Temperatura ambiente, sempre entre 25 ºC ± 2 ºC;
  • Em testes de jogos, utilização dos mesmos cenários;
  • Monitores, resoluções, filtros, texturas idênticos;
  • Drivers em padrão de fábrica (último disponibilizado, se possível WHQL) Nvidia 355.65 Beta e AMD 15.7.1 WHQL.

Informações extras

Para medição do consumo REAL, o TecLab utiliza metodologia própria e comprovada, calculando o consumo da placa INDEPENDENTE do computador. São medidas com dispositivo preparado por nós, as correntes e tensões das linhas de 12,0 e 3,3 Volts provenientes do PCIex, bem como o consumo principal da linha de 12V pelo conector da fonte. Desta forma obtemos com alta precisão a potência requerida tanto em Idle quanto em Full Load.

Para os testes de temperatura e consumo, foi utilizado o software Furmark na resolução 1920 x 1080, pelo tempo de 300 segundos em todas as placas.

Benchmarks - Testes de desempenho em jogos

FULL HD Gaming - 1080P

Começamos nossos testes no que provavelmente ainda é o cenário mais comum nos dias de hoje. Na resolução de 1920x1080, testamos os principais jogos da atualidade, já incluindo o primeiro game em DX12, Ashes of Singularity, ainda em Early Access.

3DMark - Testes de desempenho sintético e overclocking

Durante nossos testes, notamos que esta placa roda praticamente todo o tempo em cerca de 1392MHz, ou seja, cerca de 214MHz acima do clock boost médio da placa de referência. Apesar disto, ela ainda possui bastante room para overclocking, especialmente em suas memórias onde chegamos a marca de 8400MHz efetivos.

Desta forma, sem acréscimo de tensão atingimos a frequência de 1542/2100MHz. Algo que se traduziu em um ganho de desempenho da ordem de 17%.

Consumo Energético

Para seu teste de consumo energético utilizamos como de costume o software furmark em conjunto com nosso método exclusivo de medição, que permite uma aferição exata do consumo da placa.
Os resultados a seguir não possuem influência do restante do sistema, mostrando apenas o consumo das placas de vídeo.

Consumindo cerca de 104 Watts em load, qualquer fonte com potência real na faixa dos 350W já é suficiente para esta placa de vídeo.

Testes de temperatura

Em seu teste de temperatura, utilizamos o software furmark rodando na resolução 1920x1080 e durante 300 segundos.

Permanecendo com suas ventoinhas totalmente paradas até que haja carga em sua GPU, seu cooler trabalha de forma muito eficiente, mantendo a placa fria e silenciosa durante todo o tempo. Na imagem abaixo, podemos verificar seu comportamento tanto em Idle como em Load, representadas respectivamente na parte superior e inferior da imagem.

Operando desta maneira, Galax GTX 950 Sniper funciona de forma ideal, gerando ruído apenas quando realmente for necessário. Este tipo de operação também diminui a manutenção (limpeza) necessária na placa, pois ela acaba sujando muito menos. Seus resultados de temperatura podem ser visualizados na imagem a seguir.

Conclusão

Chegando ao final de mais um review, está na hora de destacarmos os principais pontos da GALAX GTX 950 OC Sniper Edition 2GB e concluirmos nosso pensamento sobre esta placa.

Começando pelo seu desempenho, para uma placa de entrada, sem dúvidas a GTX 950 não faz feio. Sem estourar o orçamento, ela consegue entregar uma performance sólida em 1080P e atingir mais de 30 fps em praticamente todos os jogos testados.

Este modelo da Galax vem mais forte que o design de referência e representa uma excelente opção de compra para quem busca uma GTX 950 customizada, porém, não precisa de uma placa tão sofisticada quanto o modelo EXOC, que testamos anteriormente. Seu design simplista atinge todas as expectativas de quem quer uma placa básica, porém de qualidade e que não custe muito caro. No mesmo passo, a placa ainda mostrou um excelente potencial de overclocking, ganhando cerca de 17% de desempenho sem necessitar acréscimo de tensão.

Operando sempre fria e silenciosa, a GTX 950 Sniper sem dúvidas consegue garantir uma boa experiência de uso para quem escolher compra-la. Da mesma forma, o usuário não precisa ter nenhuma fonte de alimentação muito especial para utilizar esta placa.

Pontos Positivos

  • Construção de boa qualidade
  • Sistema de refrigeração customizado
  • Sistema de alimentação com 3+1 fases digitais
  • Overclock de fábrica
  • Bom desempenho em 1080P, mantendo bom índice de FPS

Pontos Negativos

  • Nenhum problema significativo foi encontrado

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.