6 coisas legais que você pode fazer com um tablet velho ou barato [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: 6 coisas legais que você pode fazer com um tablet velho ou barato [vídeo]

O tablet foi uma invenção espetacular, já que trouxe novas possibilidades de uso e meios de inclusão para um público que não tinha interesse nos smartphones ou queria substituir o notebook.

Nos últimos anos, esses aparelhos venderam como água. Muita gente experimentou os mais variados modelos, e uma grande parcela gostou tanto da ideia que troca de aparelho todo ano — graças também às fabricantes que trazem modelos recheados de novidades.

A popularização dos tablets também resultou no desenvolvimento de aparelhos mais simples, que atendem às necessidades dos consumidores menos exigentes ou curiosos. Alguns desses gostaram das experiências dos produtos mais simples, mas teve muita gente que o comprou para testar e simplesmente guardou o aparelho na gaveta.

Independe de qual seja o caso, muitas pessoas acabam aposentando seus tablets antes do tempo. Se você tem algum produto guardado por aí, nós temos algumas dicas bacanas que podem servir para você reaproveitar aquele velho amigo que está encostado em algum canto.

1. Relógio ou despertador

Os tablets são multifuncionais, mas você pode transformá-los em aparelhos para funções específicas. Nossa primeira dica é usar o aparelho como relógio ou despertador. Basta arranjar um suporte para colocá-lo perto da cama ou instalá-lo na cabeceira para aproveitar esta funcionalidade.

Os tablets geralmente não trazem opção pra deixar a tela ligada para sempre, mas, no caso do Android, você pode usar a função DayDream para exibir o relógio enquanto o tablet está carregando. Se o seu aparelho não tem esse tipo de configuração, você também pode instalar um app como o Night Clock e transformá-lo em um relógio.

2. Rádio do Spotify

Na era das rádios digitais e serviços como o Spotify, ninguém mais usa o rádio antigo para curtir músicas. Uma boa ideia é aproveitar seu tablet sem uso para criar uma rádio do Spotify. Arranje um dock ou um objeto para apoiar o aparelho e comece a curtir o som. A interface é bem melhor do que a de rádios comuns e a energia gasta não é absurda.

O som está ruim? Pois é, o sistema de áudio dos tablets tem qualidade pobre, mas você pode dar um upgrade nessa situação com caixinhas de som externas. Não precisa ser um modelo com tecnologia Bluetooth ou um sistema de cinco canais. Qualquer modelo simples dá conta do recado e você pode carregar seu rádio pra qualquer lugar.

3. Porta-retratos

Muita gente costuma comprar porta-retratos digitais, mas você já pensou que dá para fazer isso com o seu tablet? É só arranjar um dock ou outra forma de deixar o aparelho em pé na mesinha (ou na parede) e colocar o slideshow para rodar.

Como essa funcionalidade necessita da tela ligada constantemente, é bom deixar o tablet conectado na tomada, pois assim você garante que seu porta-retrato não vai desligar. A parte mais legal é que é um álbum interativo e dá para ficar navegando pelas imagens antigas, só não mostre para as visitas, porque todo mundo vai querer fuçar nas suas fotos mais vergonhosas!

4. Quadro de arte

Uma sugestão diferente, mas que pode servir para designers ou pessoas que apreciam obras clássicas, é deixar o aparelho como tela para exibir obras de arte. Você pode montar sua própria galeria com imagens favoritas, mas dá pra aproveitar algumas coleções prontas.

Aplicativos especiais, como o Art of Glow e o Famous Paintings, fazem seu tablet virar uma verdadeira galeria de arte. Você só vai precisar arranjar uma forma de grudá-lo na parede ou deixar em uma posição que fique bem visível, afinal arte é para ser mostrada.

5. Espelho

Depois que inventaram a câmera frontal, muita gente começou a usar os smartphones e tablets para arrumar o penteado ou retocar a maquiagem. Se você está sem espelho em casa ou quer aproveitar seu tablet velho para fazer algumas selfies rápidas, pendurá-lo numa parede pode ser uma ótima ideia.

Só há duas coisas ruins. A primeira é que o seu espelho digital não funciona infinitamente, sendo que você precisa ligar a câmera toda vez que quer dar aquela conferida no visual. O outro probleminha é que você vai precisar deixar o aparelho perto da tomada, já que esse espelho precisa de energia.

6. Central de anotações e recados

Para quem é meio desorganizado, dá para bolar uma forma de pendurar o tablet perto da geladeira ou usá-lo sobre um dock na mesa de trabalho para usar aproveitar as funcionalidades do produto como central de anotações.

Tem vários apps para isso, como o próprio Google Keep e o Evernote, mas, se você gosta de coisas mais simples, talvez o Color Note possa servir muito bem, porque ele imita a experiência com notinhas coloridas.

De tudo um pouco!

Bom, você também pode seguir todas essas dicas, já que um tablet é portátil e pode servir em várias ocasiões. Se o aparelho estiver em boas condições, você ainda pode aproveitar para videochamadas, para verificar a previsão do tempo e outras tarefas do dia a dia. É só usar a criatividade!

Você tem alguma dica de uso para um tablet antigo? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.