6 coisas legais que você pode fazer com um tablet velho

4 min de leitura
Imagem de: 6 coisas legais que você pode fazer com um tablet velho

No mundo dos eletrônicos, alguns poucos anos de vida podem significar que aquele aparelho já é uma peça de museu.

Os tablets, por exemplo, começaram a se popularizar depois do lançamento do iPad, em 2010, e as primeiras gerações desses gadgets já podem ser consideradas bem ultrapassadas.

Um iPad de primeira geração, por exemplo, já não tem mais o iOS atualizado e pode não dar conta de tudo o que você precisa em um tablet — porém, não é preciso aposentá-lo completamente. Se o seu tablet velho ainda funciona, mesmo que de maneira limitada, você pode achar uma maneira criativa de "reciclar" o gadget.

Além de tablets velhos, o mesmo serve para aquele aparelho baratinho que parecia uma ótima aquisição na hora, mas que acabou se provando bem pouco eficiente depois. No lugar de deixá-lo para sempre no fundo da gaveta, confira nessa lista algumas formas de aproveitar o que o gadget pode oferecer.

1 - Transforme o tablet em uma central de som digital

Como você costuma ouvir música em casa? Com sites de streaming cada vez mais populares, é bem provável que você abra um serviço deles no computador mesmo, muitas vezes usando as caixas de som do notebook para isso.

Usando um tablet e um aparelho com boas caixas de som, no entanto, você pode transformar o gadget velho em uma central digital para ouvir música com mais qualidade. Use arquivos MP3 ou acesse um site de streaming para controlar o que você deseja escutar e deixe o aparelho permanentemente dedicado a essa função.

2 - O primeiro tablet dos seus filhos

Se o seu tablet não der mais conta do recado para joguinhos ou apps mais pesados, você pode dar o aparelho de presente para os seus filhos pequenos brincarem de forma educativa. Existem vários joguinhos simples de colorir ou desenhar, por exemplo, que podem ser instalados em praticamente qualquer gadget.

Além disso, você pode colocar episódios de desenhos ou filmes para que eles assistam no carro, por exemplo. Com um suporte, é possível deixar o tablet grudado na traseira do banco da frente do carro, servindo como uma TV para as crianças que estão na parte de trás do veículo.

3 - Um relógio digital com funções avançadas

Existem várias maneiras de pendurar um tablet na parede e, depois de fazer isso, você pode transformar o seu aparelho em um relógio digital e alarme. Uma das vantagens de ter um aparelho dedicado a isso é que você nao precisa ligar a tela do celular várias vezes ou mesmo acessar um aplicativo específico para ver as horas em casa ou no trabalho — basta olhar para o lado.

No lugar de ter um relógio normal na parede, outra vantagem de usar um tablet velho para fazer isso é que você pode configurá-lo para mostrar o horário de vários lugares do mundo, por exemplo, ou ajustar alarmes personalizados rapidamente.

4 - Uma ajuda na cozinha

Existem vários motivos para manter um tablet na cozinha em tempo integral. Por exemplo, você pode usar esse aparelho para anotar rapidamente o que precisa ser comprado na próxima ida ao mercado — use um app com sincronia para mandar essa lista depois para o seu celular e não se esquecer de nada.

Outro uso interessante para o seu tablet velho na cozinha é servir como uma fonte inesgotável de receitas. Aposente os livros de papel e invista em um bom app de culinária, como o do Tudo Gostoso, para ajudá-lo a preparar os melhores pratos. Além de ser mais prático, você pode usar a internet para pesquisar os ingredientes, por exemplo, e tirar dúvidas.

5 - Será que chove?

Antes de sair de casa, muitas pessoas gostam de checar as condições meteorológicas para saber se vai chover ou fazer frio, principalmente para não errar na quantidade de roupa. Você provavelmente não vai comprar um tablet só para ter uma central mostrando o clima em tempo integral na sua casa, mas, se um aparelho velho está disponível, por que não fazer isso?

Uma alternativa interessante pode ser usar o relógio digital, alarme e aplicativo meteorológico como widgets na tela inicial, transformando dessa forma o aparelho em uma central de utilidades. Para um gadget que poderia ser jogado no fundo do armário para sempre, esse pode ser um fim bem mais digno.

6 - As suas fotografias na parede

Se a ideia de imprimir fotos e colocar em porta-retratos parece antiquada demais para você, por que não transformar o seu tablet velho em um display para mostrar todas as suas fotos das últimas férias? Use um aplicativo de slideshow, por exemplo, e deixe os seus convidados à vontade para mexer nas suas fotografias e acompanhar os seus melhores momentos.

Existem vários apps, como o Dayframe, que alternam as imagens automaticamente, mas você pode também usar a galeria nativa do Android para exibir as suas fotos de maneira manual. Coloque o aparelho em um suporte na estante ou pendure na parede para deixar o resultado mais bonito.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.