NVIDIA quer adicionar mais núcleos de processamento a smartphones e outros portáteis

1 min de leitura
Imagem de: NVIDIA quer adicionar mais núcleos de processamento a smartphones e outros portáteis

Fonte da imagem: Nvidia

Na última sexta-feira, 3 de dezembro, a NVIDIA publicou um longo documento intitulado “Os Benefícios dos Núcleos Múltiplos em Dispositivos Portáteis” em que discorre sobre a importância de investir na produção de processadores mais poderosos para smartphones e outros aparelhos. Segundo a companhia, núcleos múltiplos não só aumentam o desempenho como garantem uma vida útil maior para baterias.

Segundo a empresa, a maioria dos aparelhos móveis disponíveis no mercado atualmente possuem processadores com somente um núcleo, o que não é suficiente para executar com eficiência aplicações como jogos 3D e vídeos. Os planos da companhia envolvem tornar os processadores de núcleo duplo o padrão em 2011, com investimentos em núcleos quádruplos em um futuro próximo.

A NVIDIA acredita que a inclusão de novos núcleos de processamento pode incrementar a performance de tablets e smartphones, ao mesmo tempo em que prolonga a vida da bateria. Além disso, cria-se uma alternativa ao aumento do clock dos processadores, processo que acentua problemas com superaquecimento e o ritmo de recargas. A companhia acredita que o mercado portátil vai seguir as tendências de notebooks e desktops, que possuem processadores com número cada vez maior de núcleos.

Exemplo da disposição da companhia em investir nesse novo mercado é o Tegra 2, chip com dois núcleos presente em alguns tablets disponíveis no mercado e que em breve deve fazer sua estreia no mundo dos smartphones. Para conferir mais detalhes sobre as informações publicadas pela NVIDIA, clique aqui para fazer download do documento no formato PDF.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.