A Sony não tem se mostrado muita interessada no mercado de tablets recentemente, oferecendo um número relativamente pequeno de produtos. Com exceção do Xperia Z2 Tablet e do Vaio Tap 11, a empresa se manteve relativamente conservadora com seus esforços neste espaço, especialmente quando pensamos em dispositivos com telas menores do que 10 polegadas. Apesar da tendência, tudo indica que a empresa está preparando um tablet compacto para lançamento.

O novo som da Sony, o BSC10, que funciona através de Bluetooth e que também serve como carregador, vem com uma pequena lista de dispositivos compatíveis, que inclui um tablet ainda não anunciado: o Xperia Z3 Tablet Compact.

O anúncio oficial do aparelho deve chegar apenas no dia 3 de setembro, data de início da IFA 2014 em Berlim, uma das maiores feiras de eletrônicos do mundo. 

Certamente, em um momento ainda anterior a qualquer anúncio por parte da Sony, é praticamente impossível prever como serão as especificações do novo tablet. Dado o histórico da empresa podemos estimar que seja um produto de alto desempenho, que deverá no máximo ficar um pouco abaixo do tablet Xperia Z3 em sua versão grande.