Journe Touch, o tablet da Toshiba

3 min de leitura
Imagem de: Journe Touch, o tablet da Toshiba

Atualmente as telas de toque para smartphones e computadores se transformam em algo cada vez mais comum. É até engraçado parar para pensar e perceber que toda essa tendência começou com aparelhos com a intenção básica de telefonar.

Os tablets já existiam, mas começaram a ter um investimento maior nos últimos meses. O lançamento do iPad movimentou o mercado dos aparelhos de maneira comparável a um terremoto e fez com que várias marcas criassem seus próprios produtos para competir.

O Toshiba Journe Touch é um pequeno tablet com o Windows CE 6.0 para o acesso à internet e visualização de vários tipos de conteúdo multimídia de maneira muito mais portátil do que um netbook.

Visão geral: design

Por ser um tablet, a intenção da Toshiba foi a de não deixar o aparelho ficar nem muito grande, nem muito pequeno. Com 7 polegadas, ele equivale mais ou menos a dois iPhones colocados juntos — um tamanho razoavelmente bom para assistir a vídeos e navegar na internet.

Com as duas bordas (superior e inferior) arredondadas e acabamento prateado, o tablet só traz na frente sua tela e dois indicadores: um de energia e outro de que o aparelho está ligado ou não. Na lateral direita há entradas para cabo de energia, cartão de memória, fone de ouvido e um botão para ligar e desligar o aparelho. Ele também conta com base removível para deixar o aparelho de pé.

O tablet traz várias funcionalidades multimídia.

Por dentro do hardware

A tela TFT de toque com 7 polegadas do tablet traz iluminação de LEDs e resolução 800x480 pixels, com taxa de contraste de 300:1 e aspecto 16:9 para as imagens. Para conexão com a internet, traz Wi-Fi 802.11b/g integrado e suporta WEP, WPA e WPA2. Também é possível usar internet 3.5G pelo USB.

Traz memória flash interna de 1GB, mas é possível usar cartões SD, MMC, MS e MS PRO de alta capacidade (até 32 GB) para armazenar conteúdo. O fato de funcionar com um cartão de memória faz com que seja mais flexível usar o aparelho e não o prende a algum programa, como o iPad em relação ao iTunes.

A autonomia da bateria chega a 7 horas de reprodução de áudio e 2 horas para navegação na internet. Os dois alto-falantes têm 0.5W, com som estéreo.

Plug para fone de ouvido e entrada de cartão de memória.

Aplicativos, funcionalidades e conectividades

Como dito anteriormente, o sistema operacional utilizado pelo tablet é o Windows CE 6.0, por isso, a maioria dos aplicativos que vêm por padrão são relacionados justamente ao sistema da Microsoft. Sendo assim, vêm inclusos o Internet Explorer e o MSN Messenger. Já da Google é possível encontrar o Picasa e o YouTube.

Além disso, como o tablet também é voltado para a sociabilidade por meio das redes, o Facebook e o Flickr também se integram ao aparelho. Os conteúdos multimídia são divididos em aplicativos como o “Photo Viewer”, “Music Player”, “Video Player” e “Movies”. O aparelho é capaz de abrir vídeos DivX, MPEG4/H.264 e WMV e tocar áudio WMA e MP3.

A conectividade do tablet fica por conta do HDMI, já que traz uma saída para você ligar diretamente na televisão ou em outros dispositivos para reprodução de mídia que sejam compatíveis com HD.

.................................................

O tablet é de fato bastante funcional quando se fala na quantidade de recursos e possibilidades. Navegar na internet e reproduzir vários tipos de arquivos multimídia de maneira portátil são aspectos procurados para dispositivos como os tablets, e isso o Journe Touch consegue suprir.

A compatibilidade com vários cartões de memória de alta capacidade e a saída HDMI são os pontos altos do aparelho. Não há detalhes, entretanto, sobre a aquisição de aplicativos novos e games. Será que é possível dizer que se trata de um concorrente de peso para o iPad?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.