No universo das tecnologias, as atualizações não param: a cada dia é lançado um computador com diversos aprimoramentos, smartphones com mais recursos, softwares com novas versões etc. E nesse ciclo de aperfeiçoamentos, os tablets são a bola da vez. 

O iPad 3 da Apple é um bom exemplo disso: lançado este ano, ele vem com novas funções que o tornaram mais “requintado” aos olhos dos consumidores — o aparelho traz uma tela Retina Display, melhor câmera, processador mais potente, entre outras melhorias.

Tudo isso para conquistar os corações daqueles que ainda não possuem um iPad ou os que já são donos de versões anteriores, mas querem acompanhar as tendências e adquirir um produto mais atualizado.

Se você se encaixa nesse quadro e já faz planos para adquirir um tablet mais recente, em algum momento poderá ter se questionado: o que fazer com meu dispositivo depois que eu tiver um de nova geração? O Tecmundo listou algumas dicas criativas para o seu tablet “antigo”, fazendo com que ele continue bastante útil. Inspire-se:

1 - Sinalizador para ciclistas

Se você tem um iPad e adora andar de bicicleta, mas nem imaginava como juntar esses dois requisitos, um aplicativo poderá ser a solução: o Sprocket App é um sinalizador para ciclistas “avisarem” previamente as ações. Além disso, ele vem com um acessório que encaixa o tablet nas suas costas.

Dispositivo pode ser colocado nas costas (Fonte da imagem: Reprodução/Maya)
Este aplicativo mostra algumas ações básicas, como acionar o sinal de “stop”, quando você for parar, ou ligar uma “seta” que fica piscando até você completar uma curva. Tudo isso para deixar os passeios de bicicleta — que já são saudáveis — mais seguros.

2 - Display para controlar a cerveja

Produzido por engenheiros da Yelp, o aplicativo KegMate fornece dados sobre um barril de cerveja conectado ao iPad. Assim, a tela do tablet — que fica posicionado em cima das torneiras por onde sai o líquido — mostra informações sobre o que está no recipiente, medindo a quantidade da bebida através de um sensor de fluxo nas linhas de cerveja.

Já os dados de temperatura são registrados a partir de um sensor analógico colocado no barril. Você ainda pode checar todas essas informações através da internet, tudo para deixar o seu happy hour com os amigos bem mais prático — especialmente para ter um melhor controle e saber informações importantes sobre um dos principais componentes da festa: a cerveja.

3 - Olho mágico high-tech

Aproveitando a câmera traseira do seu tablet, você poderia transformá-lo em um olho mágico high-tech.

A câmera do tablet pode se tornar o olho mágico (Fonte da imagem: Reprodução/T3.com)
Para realizar essa ideia — desenvolvida pelo site T3.com —, basta acoplar o tablet na sua porta de entrada e utilizar a câmera para ver melhor (e em uma imagem maior) quem está do outro lado. Algo simples, prático e que ajuda na segurança da casa.

4 - Painel de carro

O proprietário de um carro teve uma boa ideia para utilizar seu antigo iPad: ele o colocou no painel do automóvel e, assim, criou um sistema de entretenimento útil para o motorista e para os passageiros, que podem utilizar o tablet normalmente.