(Fonte da imagem: Divulgação)

O governo da Índia apresentou nesta quarta-feira aquele que pode ser considerado o computador mais barato do mundo. Custando apenas US$ 45 (aproximadamente R$ 83), o modelo será fabricado no próprio país e as primeiras unidades serão distribuídas gratuitamente para estudantes.

Batizado de Akash (“céu”), o tablet tem tela de sete polegadas, conexão Wi-Fi, media player e bateria com autonomia de três horas. “Inicialmente, 700 tablets serão fabricados por dia. Esperamos aumentar esse número ainda mais quando mais empresas ajudarem na fabricação”, explica Kapil Sibal, ministro do Desenvolvimento de Recursos Humanos da Índia.

Ainda não foram divulgadas informações mais detalhadas sobre como será a comercialização do produto. Porém, especula-se que ele será vendido apenas por intermédio de universidades. A fabricante Datawind, originalmente canadense, informou que o aparelho roda a versão 2.2 do Android.

O Akash tem capacidade para realizar videoconferências e conta com duas portas USB. A memória é expansível até 32 GB, contudo, os apenas 256 MB de memória RAM podem limitar o seu desempenho.

O tablet é parte de um plano do governo para aumentar o nível educacional dos estudantes. Na Índia, o índice de alfabetização é 61% menor do que o de outras nações em desenvolvimento. O governo pretende entregar aos estudantes ao menos 100 mil tablets.

Cupons de desconto TecMundo: