Hoje nós começamos o dia com Gregg Maryniak falando sobre energia potencial, focamos nas fontes, métodos e materiais alternativos para a geração de energia como algas, transmissão de energia sem fio, gravidade, entre outros. Discutimos também algumas mudanças nas políticas relacionadas a energia, como a decisão da Alemanha em adotar fortemente a energia solar, políticas americanas para filtros em carros e disponibilidade de eletricidade em áreas rurais.

Encerramos a sessão com Arch Padmanabhan falando sobre a divisão de armazenamento de energia da Tesla Motors. O carro pode ser visto como uma forma de armazenamento de energia. Falou-se sobre o uso de baterias, se considerarmos que 1 milhão de veículos nas ruas representa uma capacidade de armazenamento de 10GW, enquanto o pico de consumo da California é de 45GW. Essa tecnologia das baterias pode ser utilizada para balancear o consumo da rede, em horários de pico ou quando a energia está mais cara.

Durante o período da tarde, tivemos um Workshop com Rob High para programar o Watson, computador desenhado pela IBM que trabalha com perguntas e respostas e tem o desafio de compreender e responder a linguagem humana. Em 2011, o Watson venceu os dois melhores jogadores do programa de perguntas e respostas conhecido como Jeopardy na TV americana. Nesse sentido, o workshop serviu para aprendermos a programa-lo, alimentando seu banco de dados com perguntas e respostas, pensando nas aplicações de computação cognitiva para nossos projetos.

Texto de Mariana Vasconcelos.

O TecMundo publicará toda segunda, quarta e sexta as experiências de Mariana na Singularity University, universidade sediada na NASA, EUA, onde ela conquistou uma bolsa de estudos para o Graduate Studies Program (GSP). Mariana é vencedora do concurso Call to Innovation 2015, da FIAP, com um aplicativo que ajuda a evitar o desperdício de água em plantações agrícolas.

Cupons de desconto TecMundo: