Xeros: a lavadora de roupas capaz de economizar até 90% de água [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Xeros: a lavadora de roupas capaz de economizar até 90% de água [vídeo]

Pesquisadores britânicos estão aperfeiçoando um método revolucionário de lavagem de roupas. Por meio do uso de pequenos pedaços de um polímero especial, milhões de litros de água poderão ser economizados. Capaz de absorver sujeiras e odores quando polarizado pela lavadora, o novo produto pode economizar até 90% de água. E mais: os milhões de pequenos pedaços do polímero são reutilizáveis e recicláveis – até 500 lavagens podem ser feitas antes de qualquer descarte.

A empreitada ganhou vida através de um projeto apresentado junto à universidade de Leeds (Reino Unido). Na época, os esboços que se tornariam a máquina de lavar Xeros (vídeo acima) idealizavam também o desenvolvimento de produtos alternativos de limpeza. Criados pela empresa Xeros Cleaning, a lavadora, os polímeros e até mesmo um sabão especial prometem ser a última palavra em lavagem de roupas.

Vantagens

Os polímeros reutilizáveis e recicláveis pretendem ser uma alternativa sustentável e barata a todas as classes de consumidores. De acordo com pesquisa realizada pela empresa de consultoria URS em 2009, as seguintes vantagens seriam notadas a partir do uso do produto:

  • Se todas as casas do Reino Unido adotassem este método de lavagem, cerca de 7 milhões de toneladas de água seriam economizados por semana – o que equivale à carga de 5,6 milhões de piscinas a cada ano; e
  • A máquina Xeros emite 22% a menos de carbono (deixando de lado o fato de que as partículas do polímero são recicláveis e reutilizáveis). Isso significa que 4,2 milhões de toneladas anuais de CO2 não ocupariam mais os céus britânicos – o que equivale também à retirada de 1,4 milhão de carros das ruas do Reino Unido.

Até 500 lavagens podem ser feitas antes do descarte do produto. (Fonte da imagem: Reprodução/Xeros)

Não se sabe ainda quando as máquinas Xeros deverão chegar ao mercado. Fato é que a prioridade é entregar carregamentos desta revolucionária máquina de lavar a grandes corporações. Dessa forma, fica a pergunta: quando poderemos ter uma dessas lavadoras em casa? "Em breve", diz o vídeo de apresentação dos produtos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.