Foto mostra sistema de arrefecimento do supercomputador Trinity

1 min de leitura
Imagem de: Foto mostra sistema de arrefecimento do supercomputador Trinity

A quantidade de dados gerados diariamente enquanto navegamos na internet ou por pesquisadores em seus projetos científicos é gigantesca. Para dar conta de processar tantas informações, são necessários supercomputadores, os quais estão cada dia mais potentes.

Um desses casos é o Trinity, sistema computacional que está sendo instalado no Centro de Computação Estratégica do Laboratório Nacional de Los Alamos, nos EUA. Depois de implementado, esse supercomputador fomentará a primeira plataforma rápida e poderosa o suficiente para acomodar cálculos de sistemas tridimensionais capazes de recriar digitalmente explosões nucleares.

O projeto faz parte do Programa de Simulação e Computação Avançada da National Nuclear Security Administration (NNSA) e está obrigando o laboratório de pesquisa a realizar diversas adequações em sua infraestrutura mecânica e elétrica. Entre tais reformulações está o sistema de arrefecimento, e você pode conferir a magnitude dele na foto abaixo.

A refrigeração do Trinity será efetuada por uma espécie de water cooler, como o que encontramos em PCs mais parrudos, geralmente usados por gamers, mas em uma escala muito maior. Visando poupar água que poderia estar sendo direcionada aos lares dos moradores da região, a instituição resolveu reutilizar a água de um efluente sanitário, salvando milhões de litros por ano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.