Talvez você não saiba disso, mas a empresa IBM construiu um supercomputador, chamado simplesmente de Watson. Essa máquina é tão incrível que já venceu humanos em competições de conhecimento e também chegou a ser empregada no ramo da medicina, com o objetivo de realizar cirurgias.

Acontece que, agora, esse supercomputador vai começar a trabalhar em uma área considerada chata por uma grande quantidade de profissionais: o atendimento ao consumidor. A IBM vai ceder a sua tecnologia para empresas canadenses, como a Nielsen, a ANZ Bank e o grande Royal Bank of Canada.

E o que ele vai fazer?

De acordo com os planos iniciais, as companhias vão utilizar o Watson de forma que ele possa responder questões variadas através de SMS, conversa online e email, sendo que isso só vai ser possível com o uso de um aplicativo específico que ainda não foi divulgado. Além disso, a máquina não vai substituir o trabalho humano, mas fornecer explicações rápidas para perguntas relativamente simples.

Contudo, o pessoal da IBM ainda tem um desafio para vencer, já que o Watson não conta com o reconhecimento de voz, recurso que deve ser adicionado até o final deste ano. Se essa iniciativa realmente der certo, podemos esperar que, em um futuro próximo, cada vez mais empresas façam uso de tecnologias desse gênero para responder às nossas dúvidas.

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