Painel de controle do Monster Cat

A empresa Cycle Computing recentemente ativou um supercomputador com 30.472 núcleos de processamento, chamado “Monster Cat”. E o melhor é que a potente máquina pode ser sua a um custo de apenas 1.279 dólares por hora.

O computador foi classificado como o 30º mais rápido do mundo e possui, além dos mais de 30 mil núcleos, 27 terabytes de memória e 2 petabytes de espaço em disco. Claro que o foco da máquina é o de oferecer alta capacidade de processamento para empresas que não tenham um supercomputador próprio (e não para jogar Crysis 2 ou usar o Facebook).

Logo no lançamento, o Monster Cat já foi colocado em uso. Alugado por uma grande empresa farmacêutica de nome não divulgado, o computador executou um processamento de dados, que levaria uma semana para ser executado na rede da companhia, em apenas 9 horas, a um custo de 9 mil dólares (sim, a farmacêutica ainda teve um desconto).

Ainda não foi feito nenhum teste de desempenho nesse computador, mas o modelo anterior da mesma empresa (que possuí 10 mil núcleos) é capaz de executar aproximadamente 80 teraflops. Se assumirmos que o novo computador é três vezes mais rápido, chegamos à conclusão que o custo-beneficio do produto vai ser tornar bastante atraente para grandes empresas. Ainda mais se considerarmos que uma instalação dessas normalmente custa centenas de milhões de dólares para se tornar ativa.