HPC Box T1 é o primeiro supercomputador a chegar ao Brasil

1 min de leitura
Imagem de: HPC Box T1 é o primeiro supercomputador a chegar ao Brasil

(Fonte da imagem: Divulgação/SMB Sunset)

O HPC Box T1 é um computador para uso pessoal voltado a usuários que buscam alto desempenho. Com cem vezes mais capacidade de processamento, essa máquina foi criada em uma parceria entre NVIDIA e SMB Sunset. Só é possível adquirir um desses sob encomenda, sendo que o preço sugerido para a configuração mais modesta é de 35 mil reais.

Essa supermáquina pode contar com até quatro placas de vídeo NVIDIA Tesla C2070, cada qual capaz de processar até 1 Teraflop (1 trilhão de cálculos por segundo). Só por curiosidade, tal valor é absurdamente superior ao obtido em máquinas equipadas com processadores Intel Quad Core Nehalem (como mostrado na imagem abaixo).

(Fonte da imagem: Divulgação/NVIDIA)

Um HPC Box T1 equipado com essas placas deve custar 65 mil reais. O curioso ainda é que, segundo o anúncio oficial, esse supercomputador é voltado para uso pessoal. Apesar disso, os HPC Box T1 devem auxiliar na realização de pesquisas científicas, atividade nada comum para a maioria dos usuários.

Segundo informação da SMB Sunset, o objetivo é colocar 50 máquinas dessas em funcionamento no Brasil ainda em 2011. Não há detalhes sobre as demais configurações do supercomputador, nem sobre a data em que será possível adquiri-lo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.