A BitTorrent Inc., empresa proprietária do popular serviço de streaming, lançou nesta semana um aplicativo para a Apple TV dedicado à transmissão de notícias sobre a eleição primárias do estado norte-americano de Nova Hampshire. Sob o nome de OTT News, o app faz uso da tecnologia P2P e pode ser considerado, assim, o precursor de mais canais de streaming ao vivo de vídeos voltado aos clientes da Apple.

O lançamento do serviço foi feito de modo discreto – além de contar com versões para o tvOS e iOS, o OTT News fez sua aparição também junto da Google Play. Para cobrir as primárias dos EUA, uma equipe de jornalistas foi contratada pela BitTorrent Inc. – as demais fases da eleição que seleciona os candidatos à eleição presidencial estadunidense poderão ser acompanhadas por quem fizer uso do app.

Chamada previamente de BitTorrent Live, a iniciativa ganhou forma a partir de reformulações sobre a tecnologia peer-to-peer – para que a transmissão de conteúdo via streaming pudesse ser feita, o código do protocolo precisou ser reescrito de modo a eliminar taxas altas de latência. Conforme explica Bram Cohen, inventor do BiTorrent, o OTT News foi o resultado de uma série de parcerias realizadas

O aplicativo de streaming de notícias, que está em fase de testes, já pode ser avaliado por quem deseja ficar por dentro das primárias dos EUA (clique aqui, cadastre seu email e receba notificações acerca das mais recentes implementações feitas sobre o OTT News). Vale lembrar que, entre 2011 e 2014, um serviço P2P de streaming ao vivo para PCs chegou a ser lançado – a ferramenta, porém, acabou por se mostrar “pesada” e pouco prática, pois uma segunda aplicação tinha de ser baixada pelos usuários.

Segundo publicação feita pela companhia responsável pelo BitTorrent, “ uma solução para todas as transmissões ao vivo de eventos vai estar disponível ainda neste ano”. Deste modo, não é ousado sugerir que novos aplicativos de streaming via P2P poderão ser lançados no correr de 2016.

...

Quais serviços de streaming você usa para compartilhar arquivos? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: