Quem acompanha o TecMundo e o Baixaki Jogos provavelmente já assistiu algumas de nossas transmissões ao vivo — que vão da cobertura de eventos importantes do mundo da tecnologia aos nossos gameplays diários. Embora nossa equipe possua um estúdio completo para realizar essa tarefa, você não precisa investir em equipamentos especializados para compartilhar suas experiências na internet — basta usar o software AMD Gaming Evolved.

Fruto de uma parceria entre a AMD e a Raptr, o aplicativo oferece opções que vão da atualização automática de drivers até a configuração de jogos de forma a deixá-los otimizados ao hardware de seu PC. Além disso, o software possui funções integradas ao Twitch, o que possibilita iniciar a transmissão de seus jogos usando uma simples combinação de teclas.

Neste artigo, ensinamos quais os passos necessários para usar o AMD Gaming Evolved para compartilhar as imagens de seus jogos através da internet. Para tanto, é essencial cumprir alguns requisitos simples — entre eles, possuir uma placa de vídeo da série Radeon em seu desktop ou notebook.

Requisitos necessários

Transforme seu PC em uma central de transmissões

1) Após iniciar o AMD Gaming Evolved, clique sobre a opção “Transmissão” exibida na página inicial do programa.

2) Isso vai fazer surgir a tela de login do Twitch, através da qual você pode se registrar no serviço caso ainda não possua uma conta cadastrada — processo que também pode ser realizado clicando neste link.

3) Depois de inserir suas credenciais, o aplicativo vai exibir uma mensagem de confirmação avisando que a realização de transmissões já é possível. O texto também informa que é possível ajustar detalhes da operação através da janela de preferências do AMD Gaming Evolved.

4) Para ajustar as configurações do Twitch, basta deixar o mouse sobre o ícone correspondente durante alguns instantes para que surja um pequeno símbolo de engrenagem.

5) Ao clicar sobre ele, você acessa a janela de ajustes, através da qual pode alterar a intensidade do volume de jogo e de seu microfone, habilitar o chat do serviço ou acionar sua webcam (caso ela esteja disponível).

6) Na aba “Qualidade”, você seleciona a qualidade das imagens transmitidas e estabelece limites para a taxa máxima de bits e a quantidade de quadros por segundo de seus jogos. O fator mais importante a considerar neste momento é a taxa de upload de sua conexão de internet — quanto mais rápida ela for, maior a possibilidade de transmitir com qualidade alta (certa dose de experimentação pode ser necessária até você encontrar a configuração mais adequada a suas especificações).

7) Você também pode ajustar quais teclas de atalho vão ser usadas para iniciar a transmissão através do Twitch a partir do momento em que você inicia o jogo — para isso, clique sobre a opção “Hotkeys” no campo de preferências do AMD Gaming Evolved.

Como padrão, o software usa a combinação “Ctrl + [“ para acionar o sistema, mas você tem liberdade total para escolher o conjunto de teclas que julgar mais confortável ou adaptado aos títulos que pretende transmitir.

9) Por fim, basta iniciar o game escolhido normalmente e usar o atalho configurado para iniciar a transmissão de conteúdos. Por padrão, um pequeno ícone exibido no canto esquerdo superior da tela indica se você está enviando imagens para o serviço, com direito à exibição de pequenos símbolos que mostram como pausar ou encerrar o processo, além de indicarem se o microfone de seu computador está ligado.

Cupons de desconto TecMundo: