BitTorrent lança serviço revolucionário de streaming

1 min de leitura
Imagem de: BitTorrent lança serviço revolucionário de streaming

Novo serviço promete revolucionar o streaming (Fonte da imagem: Reprodução/BitTorrent Live)

Em dezembro do ano passado, nós postamos uma notícia contando os planos da BitTorrent em começar a trabalhar com produtos diferenciados. Dias atrás a companhia deu mais um passo nesse sentido, lançando o seu sistema de armazenamento na nuvem e compartilhamento de arquivos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Agora, a empresa de internet mostrou também a sua nova ferramenta de streaming de vídeos. Chamado de BitTorrent Live, o serviço promete revolucionar a transmissão de conteúdos online, eliminando barreiras e tornando esse tipo de processo mais rápido e fácil.

Nova maneira de transmitir

Segundo a BitTorrent, a grande sacada da sua ferramenta é a maneira como tudo funciona. O BitTorrent Live herdou, de certa maneira, o método de trabalho dos clientes de torrents, ou seja, ele também funciona utilizando o esquema “peer to peer” (ponto a ponto).

Com isso, há uma grande eliminação de custos — afinal de contas, assim não há grandes exigências em infraestrutura. Além disso, diversos outros intermediários que atualmente fazem parte de qualquer streaming via internet podem ser eliminados.

Segundo Bram Cohen, fundador da companhia, o serviço levou cerca de três anos para ser totalmente desenvolvido. Basicamente, o que o BitTorrent Live faz é trabalhar como um elo entre quem está fazendo a transmissão e todos aqueles que desejam receber o streaming.

Canais devem se multiplicar nas próximas semanas (Fonte da imagem: Reprodução/BitTorrent Live)

A diferença é que ele transforma cada pessoa conectada em uma espécie de “minitransmissor”. Assim, o principio se mostra bastante parecido com aquele utilizando nos torrents. Enquanto lá todo mundo ajuda a retransmitir pedaços dos arquivos, aqui você está enviando o vídeo em tempo real para as outras pessoas. Isso, de acordo com Cohen, é algo que ajuda a diminuir o delay nos vídeos para, em média, apenas cinco segundos.

Quero assistir

O BitTorrent Live funciona diretamente nos navegadores. Para utilizar a ferramenta, contudo, é preciso instalar um pequeno plugin. Nenhum cadastro é necessário para aqueles que quiserem somente assistir aos canais disponíveis. Já se você deseja iniciar alguma transmissão, deve criar uma conta gratuita no site do serviço. Clique aqui para acessá-lo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.