Compartilhamento de MP3 diminuiu graças ao streaming, garante estudo

1 min de leitura
Imagem de: Compartilhamento de MP3 diminuiu graças ao streaming, garante estudo

(Fonte da imagem: iStock)

O instituto de pesquisa NPD Group divulgou hoje um relatório em que aponta a redução do compartilhamento de música (legal e ilegal) dentro dos Estados Unidos. A principal causa da redução seria o crescente uso de serviços de streaming, que permitem acesso às músicas online, sem download.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com a pesquisa, o número de pessoas que transferiram músicas via P2P no último ano caiu 26% em relação ao ano anterior; o número daqueles que compartilhavam arquivos ilegalmente caiu 17% entre 2011 e 2012. Segundo o instituto, o compartilhamento de músicas ilegais via mídias físicas, como CDs gravados por amigos, teve uma queda ainda mais drástica durante o mesmo período: 44%.

Os “culpados” pela redução seriam, segundo o NPD, serviços de streaming de música, como Spotify e Rdio — nos quais você pode escutar músicas na web de forma legalizada e, muitas vezes, gratuita. Segundo o relatório divulgado hoje, cerca da metade das pessoas que pararam de baixar e compartilhar conteúdo ilegal o fizeram porque começaram a ouvir “rádios online” gratuitas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.