Steve Jobs tinha planos de criar WiFi grátis e compartilhada para todos

1 min de leitura
Imagem de: Steve Jobs tinha planos de criar WiFi grátis e compartilhada para todos

Desde a morte de Steve Jobs, vários de seus pensamentos já foram compartilhados por amigos e repórteres que tiveram contato com ele nos últimos anos. Um dos mais interessantes é o de que Jobs pretendia criar formas de compartilhar o sinal da internet sem fio gratuitamente para todos os usuários — fazendo com que donos de smartphones não ficassem limitados ao sinal das redes móveis.

Hoje, um editor do site Re/Code compartilhou mais detalhes sobre essa história. Walt Mossberg usou sua coluna para contar que os planos de Steve Jobs pretendia melhorar a experiência dos iPhones justamente com o compartilhamento das redes sem fio. No texto, Mossberg diz: “Jobs disse que entendia a necessidade por segurança, mas estava determinado a encontrar formas de tornar o compartilhamento grátis e seguro da WiFi de residências e pequenos negócios comum, não apenas possível.”.

Ele sabia que isso seria um grande desafio, mas planejava montar um verdadeiro consórcio para isso. Uma das principais ideias era fazer com que as fabricantes de roteadores criassem aparelhos com mecanismos de divisão das conexões, reservando uma pequena parte da banda para o compartilhamento gratuito do sinal — sem que existisse qualquer compartilhamento de arquivos, mantendo a segurança dos sistemas.

Mossberg revela também que Jobs esperava que a indústria encorajasse as pessoas a compartilharem suas redes, permitindo que um usuário de smartphone pudesse caminhar pelas ruas aproveitando o sinal de diversas redes, sem precisar de um login para isso. Sem adesão das outras empresas, Jobs acabou abandonando os planos da WiFi compartilhada.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.