Steam Machines: primeiras impressões são boas lá fora, mas têm ressalvas

3 min de leitura
Imagem de: Steam Machines: primeiras impressões são boas lá fora, mas têm ressalvas

As Steam Machines são a melhor resposta do Steam aos consoles domésticos. O PC sempre foi uma plataforma não exatamente compatível com a sala de estar. É possível conectar – e com relativa facilidade – uma máquina numa televisão, sim, mas o processo pode ser dificultoso e não foi exatamente concebido dessa forma. A Steam Machine pode ser a solução viável para isso e deve competir diretamente com PS4 e Xbox One. Mas... Como?

Alguns veículos da nossa querida Terra do Tio Sam testaram o equipamento e deram um parecer inicial bastante positivo. Para o Polygon, por exemplo, “é difícil de acreditar que há tanto poder em uma caixinha tão pequena e bonitinha”. O design do aparelho, aliás, foi um aspecto ressaltadíssimo pela equipe.

“Mais bonito que PlayStation 4 e Xbox One”

Na opinião de Phil Kollar, editor do site, a Steam Machine parece “tão bonita quanto ou talvez mais que o PlayStation 4 e certamente mais que o parrudo do Xbox One”. “Mas o mais interessante do hardware é que a caixa da Alienware é apenas um modelo da Steam Machine. Haverá um monte de opções de várias montadoras diferentes. Algumas delas podem ser mais feias, porém com mais poder”, contou.

O analista diz que está “curioso em ver a reação do público diante disso [uma Steam Machine]”. Ele contextualiza seu argumento comparando que, “se um consumidor não souber diferenciar um Wii de um Wii U, será que ele saberá a diferença de uma Steam Machine fabricada pela Alienware e outra da Falcon Northwest?”.

Esse é um contexto que gera dúvidas: e as conexões? E os upgrades que podem ser realizados futuramente? Muitos ficam com medo de as Steam Machines “mascararem” o aspecto de um PC comum apenas ao torná-lo mais “bonitinho”, mas a verdade é que o equipamento parece ter uma longa vida útil.

O pessoal do Engadget, na verdade, enalteceu justamente esse caráter flexível que a plataforma tem. “Quer conexões? Tá tudo ali: duas portas USB frontais, duas nas laterais, saída HDMI, áudio ótico e uma porta Ethernet. Também há uma entrada HDMI e outra porta USB escondida sob um painel”, descreve.

É um “PC em formato de console”, enfim? Não exatamente

A mesma dúvida do Polygon aflige a equipe do Engadget: será que as pessoas vão saber diferenciar as Steam Machines e podem adotar o equipamento como uma solução absoluta para substituir um console? Ao menos agora, a resposta é não.

“As Steam Machines são algo difícil de definir”, opina o Engadget. “Frequentemente descrevemos o equipamento como um ‘console’ para a jogatina no PC, mas é mais complicado que isso. Uma Steam Machine não é uma simples peça de hardware feita para jogar games numa TV; é um ecossistema de diferentes partes que se juntam e criam uma plataforma versátil que você pode utilizar para jogar games em sua TV”, explicou.

Controle: comandos mapeáveis e muito conforto

Para o PC World, o Steam Controller é a grande cereja no bolo da Steam Machine. Os botões permitem que os comandos sejam completamente mapeáveis, e os dois touchpads côncavos são “estranhos, porém eficientes”.

“Cada touchpad pode ser remapeado em cinco inputs diferentes. Dá para utilizar quando alguém quiser trocar de armas, como num shooter, por exemplo, e controlar a câmera. Quanto mais seu dedo se aproxima da extremidade do touchpad, mais rapidamente a câmera se movimenta. Não funciona tão bem às vezes, e dá para perceber por que a Valve decidiu colocar um stick analógico no controle para essa movimentação”, escreveu o portal.

Todos os controles frontais, de acordo com o site, podem ser ajustados em modos diferentes. É possível, por exemplo, fazer com que o stick analógico funcione como um layout de quatro botões diferentes. Ou também dá para fazer com que os botões A, B, X e Y funcionem como um D-Pad. A flexibilidade no mapeamento de comandos, portanto, é o maior trunfo do Steam Controller.

E vem pro Brasil?

Essa informação segue incerta. O Steam sabe que tem uma base de usuários enorme aqui e já demonstrou apreço pelo nosso mercado, mas diversas outras instâncias estão envolvidas no sucesso de um produto como esse por aqui – impostos, conexão com a internet e burocracia são algumas delas.

Considerando-se a legião de seguidores que a Valve construiu e o posicionamento dela no mercado, coisas boas estão por vir, mas as impressões iniciais, apesar de positivas, ainda levantam certos questionamentos – como o fato de a Steam Machine vender a ideia de ser uma substituta aos consoles. Ainda há uma certa confusão nisso, e o equipamento não é exatamente “milagroso” nesse sentido.

Assim que o TecMundo botar as mãos no aparelho, contará tudinho a vocês. Aguardem.

Impressões iniciais das Steam Machines são positivas lá fora, mas levantam alguns questionamentos. Você acha que elas vão vingar? Opine no Fórum do TecMundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.