Podemos dizer que hoje é um marco histórico para o Steam no Linux: 1.500 games já podem ser jogados nativamente no Steam OS. Esse número é bem menor do que nos outros sistemas operacionais, já que no Windows existem 6.464 games e no OS X 2.323 títulos disponíveis, porém, dado o pequeno período de compatibilidade do Linux com o Steam, percebemos o quão significativo é esse marco.

Novos jogos continuam a ser portados para o Linux quase que diariamente, e esse leque de games deve aumentar ainda mais em breve. Isso tudo, vale lembrar, quando a porcentagem de usuários do Steam com Linux é menor do que 1%. Apesar de um mercado tão pequeno, os desenvolvedores continuam a portar os seus títulos em antecipação ao lançamento das Steam Machines, que são baseadas no sistema Linux.

De acordo com o site Phoronix, apesar de alguns desenvolvedores apresentarem resistência à portabilidade do Linux devido às adaptações gráficas e de códigos em geral, grande parte dos estúdios está contente em portar os seus títulos – já de olhos nos potenciais benefícios e vendas futuras. A maioria dos jogos para Linux são indie, porém é possível encontrar entre eles títulos como DIRT Showdown, Company of Heroes 2 e Metro 2033.

Segundo a Valve, os cinco jogos mais populares de Linux incluem Counter-Strike: Global Offensive, Middle-Earth: Shadow of Mordor, ARK: Survival Evolved, Team Fortress 2 e Dota 2. E para você, quais são os seus games favoritos no Steam para Linux? Compartilhe com a gente nos comentários.

Cupons de desconto TecMundo: