Número de pedidos de reembolso no Steam sobe consideravelmente

1 min de leitura
Imagem de: Número de pedidos de reembolso no Steam sobe consideravelmente

A nova política de reembolso do Steam está dividindo opiniões entre os desenvolvedores, principalmente dos que se dedicam aos títulos curtos, com propostas mais simples. As novas regras permitem que os jogadores solicitem o dinheiro de volta até 14 dias após ter comprado o game, contanto que não tenham jogado mais do que duas horas.

Contudo, como sabemos alguns jogos podem ser finalizados nesse tempo. No desenho logo abaixo, nós podemos ter uma noção mais clara do que está ocorrendo. De acordo com as informações coletadas pelo site Kotaku dos Estados Unidos, o aumento do pedido de reembolso está entre 30% e 70% maior do que o registrado anteriormente. O gráfico que vemos é referente ao título Revenge of the Titans, da PuppyGames:

O game Beyond Gravity, da Qwiboo, também teve 72% das compras reembolsadas nos últimos três dias após a mudança da política do Steam. Considerando que o jogo pode ser completado em uma hora aproximadamente, é claro que os pequenos estúdios estão ficando preocupados. Esse tipo de reação já estava sendo prevista por vários desenvolvedores, como comentamos antes aqui no Baixaki Jogos.

Por exemplo, Matt Gambell (desenvolvedor do título de RPG Tycoon), disse que durante os 31 dias de maio somente um pedido de reembolso foi solicitado. Já nos primeiros sete dias de junho, das 60 unidades vendidas foram feitas 20 solicitações de reembolso em seguida – o que é um aumento bastante drástico. Parte do problema é que o desenvolvedor não consegue saber por quais motivos os jogadores estão pedindo tanto reembolso, não há um feedback.

Enquanto isso, já há casos de usuários que compraram e pediram o reembolso de um mesmo jogo sete vezes – certamente, algo que não foi feito por engano. Não há como saber o desenrolar dessa situação, mas é certo que a Valve terá que reavaliar as políticas de reembolso ou muitos dos desenvolvedores se sentirão mais prejudicados.

Via Baixaki Jogos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.