O Steam praticamente dispensa apresentações. A maior plataforma de distribuição digital de games no mundo – que detém o recorde de 9 milhões de usuários conectados simultaneamente – faz a alegria de incontáveis jogadores, com ofertas praticamente irresistíveis e lançamentos destruidores.

Porém, apesar de extremamente popular, nem todo mundo conhece as possibilidades que essa plataforma tem a oferecer. Já disponibilizamos alguns segredos que essa máquina a vapor tem a revelar. Agora, vamos apresentar 10 coisas que todo jogadores deveria saber sobre o Steam.

1. Compartilhamento de jogos entre contas Steam

Batizado de Family Sharing, esse recurso pode até não ser novidade para muitos, mas esconde alguns “segredinhos” na hora da configuração para os quais vale a pena ficar atento. Para a sorte daqueles que querem se aventurar e usar essa funcionalidade, nós já preparamos um tutorial ensinando a como compartilhar jogos entre contas do Steam. Clique aqui para acessar a matéria no TecMundo.

Compartilhamento de jogos entre contas Steam.

2. Curadores Steam

Os Curadores Steam são pessoas ou organizações que podem fazer recomendações para ajudar outros jogadores a descobrirem novos games dentro da plataforma. Você pode entender esse “esquema” como uma rede social em que você pode seguir um ou mais perfis para que essas sugestões sejam exibidas na página inicial. A novidade foi apresentada há alguns meses e, logo em seguida, já nos tornamos curadores dessa plataforma. Confere lá o nosso perfil!

Curadores Steam.

3. Oferta de softwares de produtividade

O Steam não oferece apenas games em sua plataforma. Há uma aba – ignorada por muitos – que apresenta uma série de opções de software de produtividade. As opções são bastante variadas: animação e modelagem, desenvolvimento de jogos, design e ilustração, edição de fotos, produção de vídeo, produção de áudio, publicação para web e utilitários. Está procurando algo bem específico? Vale a pena dar uma olhada.

Oferta de softwares de produtividade.

4. Transmissões através do Steam

O Steam Broadcasting – que chegou por aqui com o nome de Transmissão Steam – permite aos jogadores transmitir ou assistir a jogatina de outros gamers. Ainda em fase Beta, a funcionalidade veio para incomodar os fortes concorrentes no mercado de streaming de jogos, dominado pelo Twitch. As configurações são bem fáceis e você pode conferir mais detalhes sobre o recurso nessa matéria.

Transmissões através do Steam.

5. Cada jogo tem a sua comunidade

Quem só usa o Steam para jogar, pode nunca ter reparado que cada game possui uma comunidade própria – algumas bastante ativas – dentro da plataforma. Lá, encontramos discussões, screeshots, artes, transmissões, vídeos, notícias, anúncios, guias, análises e muito mais. Você pode acessar essa página através da sua biblioteca, clicando sobre o título e, em seguida, em Central da Comunidade.

Cada jogo tem a sua comunidade.

6. Você pode ser banido pelos desenvolvedores

Cuidado: você pode ser permanentemente banido pelos desenvolvedores com jogos no Steam caso você não se comporte ou use cheats. Diante da necessidade de descentralizar a responsabilidade de lidar com os trapaceiros e arruaceiros de plantão, a Valve transferiu para os estúdios a capacidade de bloquear uma conta de jogador para determinado jogo. Caso isso tenha acontecido com você, não adianta ir chorar lá no suporte. A ação só pode ser desfeita caso a empresa dê o seu “OK”.

Você pode ser banido pelos desenvolvedores.

7. Autenticação pelo celular

Preocupado com a segurança da sua conta e os bilhões de jogos em sua biblioteca? Então é provável que você esteja bastante satisfeito com a autenticação em duas etapas que o Steam oferece com o ajuda do seu email. Porém, sabia que a mesma funcionalidade já chegou ao celular? Assim como funciona com a Google e Battle.net, um app pode fornecer um código para garantir o acesso seguro ao seu perfil na plataforma. Quer testar a funcionalidade, ainda em fase Beta? Saiba mais aqui!

Autenticação pelo celular.

8. Páginas de recomendações personalizadas

Um sistema personalizado e que oferece a cada gamer uma página inicial diferente, customizada e com ofertas baseadas nos últimos jogos aproveitados pelos usuários. Parece uma boa ideia? Ela já tem nome e está fazendo um estrondoso sucesso. Esse é o Discovery Update, novidade que o Steam implementou em setembro do ano passado e tem apresentado sugestões mais inteligentes para os jogadores.

Páginas de recomendações personalizadas.

9. Páginas falsas podem prejudicar seu PC

O problema foi reportado há algumas semanas e envolveu o game Octopus City Blue. Uma página falsa – uma cópia praticamente perfeita da original do jogo – oferecia o título com alguns atrativos muito interessantes. No entanto, aqueles que baixavam o título, acabam com vários malwares instalados no computador. O Steam já está ciente dessa ocorrência, mas é bom tomar cuidado.

Páginas falsas podem prejudicar seu PC.

10. Filmes no Steam

alguns meses, o Steam também começou a investir em um novo tipo de conteúdo em sua plataforma: filmes. O título “Motivational Growth”, da Developer Digital – estúdio conhecido por ter trabalhado em Hotline Miami 2 – é o primeiro a chegar ao serviço e outros já desembarcaram desde então. Será que essa iniciativa vai render frutos?

Filmes no Steam.

.....

E aí, já conhecia todas essas funcionalidades do Steam? Tem mais alguma que você gostaria de sugerir? Compartilhe conosco através dos comentários!

Via BJ

Cupons de desconto TecMundo: