Valve libera novas possibilidades para personalizar Steam Controller

2 min de leitura
Imagem de: Valve libera novas possibilidades para personalizar Steam Controller

A Valve tem cumprido suas promessas com o Steam Controller e, agora, libera novas possibilidades a quem deseja personalizar o dispositivo. O chamariz é a geometria mecânica em CAD lançada para o joystick: com ela, basicamente qualquer usuário consegue criar e customizar o controle da maneira que quiser e, então, imprimir o modelo personalizado em uma impressora 3D.

A dona de Half-Life compartilhou as primeiras concepções alternativas em seu site. São três imagens que ilustram esta notícia, incluindo a que você confere acima. Dois novos compartimentos de bateria estão presentes no conceito apresentado.

A empresa ressalta que cada um “pode precisar revisar a geometria” para fazer com que ela funcione numa impressora 3D. Veja só o que você acha dessa montagem alternativa na imagem adiante – além da que você confere na abertura desta notícia.

Compartimento de receptor USB wireless é uma das possibilidades

Jogadores esboçam várias ideias diferentes

Como esse recurso é recente, ainda não há muitas “plantas” de controles divulgadas até aqui, mas a tendência é que conteúdos assim brotem aos montes na internet durante os próximos meses. Em fóruns como o Reddit, por exemplo, os usuários estão fazendo um brainstorming tremendo, com várias ideias e conceitos diferentes para o joystick dos sonhos.

Alguns clamam por um D-Pad (a cruz com os botões cima, baixo, lados esquerdo e direito), enquanto outros sugerem materiais de revestimento mais refinados, ao passo que um grupo quer gatilhos redesenhados etc. Enfim, as possibilidades são inúmeras com esse novo horizonte que a Valve trouxe aos jogadores.

Imagem divulgada no site do Steam mostra esboço de montagem e desmontagem completa do Steam Controller

Dá para criar algo genial e vender?

A dona do dispositivo diz que você pode “criar e compartilhar [um formato diferente de controle] para a sua alegria”, mas, se o objetivo for monetizar suas criações, é necessário conversar com eles antes. Ou seja, a possibilidade existe, mas com alguns obstáculos diplomáticos – naturais, diga-se, pois a Valve é detentora dos direitos sobre o produto em sua raiz.

Esse recurso geométrico nada mais é do que um cumprimento daquilo que a Valve prometeu com o Steam Controller: ser um acessório moldável. Já é possível criar múltiplas configurações de comandos e determinar mapeamentos alternativos. Além disso, dá para navegar entre essas configurações automaticamente. Se você quiser conhecer a fundo o acessório, não deixe de conferir nossa extensa análise clicando aqui.

Como você avalia a flexibilidade dos Steam Controllers até agora? Comente no Fórum do TecMundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.