Western Digital cria SSD que é mais rápido que memórias Flash NAND

1 min de leitura
Imagem de: Western Digital cria SSD que é mais rápido que memórias Flash NAND

Nos últimos anos, várias empresas se empenharam em busca de algo que pudesse substituir as memórias Flash NAND. Após algum tempo, parece que a divisão HGST da Western Digital conseguiu encontrar uma saída para isso: um SSD com transição de fases da memória.

O item, que será mostrado nessa semana durante o Flash Memory Summit, usará uma interface PCI Express e será capaz de realizar três milhões de leituras IOs aleatórias por segundo (512 bytes cada), além de apresentar uma latência de leitura de 1,5 microsegundo. Com isso, o resultado entregue promete ser maior que qualquer um obtido com arquiteturas SSD e memórias Flash NAND existentes no mercado.

Para chegar a esse resultado, a HGST precisou refazer toda a arquitetura PCI Express para testar o sistema de transição de fases da memória. A empresa também modificou alguns protocolos conhecidos como DC Express para permitir o aumento do desempenho de 13.000 IOPS para 700.000 IOPS no mesmo material.

Antes de comemorar, um aviso: a apresentação dessa tecnologia não significa, necessariamente, que ela estará disponível em breve, pois a previsão é de que ela esteja no mercado apenas em 2016.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.