Tira-Dúvidas: máquina virtual pode passar vírus para o PC?

1 min de leitura
Imagem de: Tira-Dúvidas: máquina virtual pode passar vírus para o PC?

Vírus são uma constante ameaça para os usuários de sistemas operacionais Windows, adotar uma máquina virtual seria uma solução para o problema? Quais são as possibilidades de infecção ao utilizar um sistema operacional emulado?

Pergunta do usuário:

Utilizo em meu computador a máquina virtual da Microsoft, o Virtual PC. Minha dúvida é com relação aos vírus, o que acontece caso eu me infectar com alguma praga na maquina virtual? Existe alguma probabilidade do vírus passar para a máquina real? Agradeço desde já.

Lucas


Como se comportam as infecções em uma máquina virtual?

Máquina virtual é um sistema operacional emulado dentro de outro computador real. Embora dependa do sistema real para sua inicialização, a máquina virtual opera de maneira completamente independente, exatamente como se fosse outro computador.

Logo, máquinas virtuais estão sujeitas às mesmas ameaças que um computador real, porém, é improvável que as pragas migrem do ambiente emulado para o sistema principal. Isto significa que os vírus adquiridos na máquina virtual não representam uma ameaça para seu computador real.

Uma ótima barreira para as pragas!Se o usuário preza pelo conteúdo do seu sistema virtual, deverá instalar antivírus, firewall e todos os demais sistemas de segurança como em um computador comum. Outros optam em formatar a máquina virtual sempre que esta se encontra infectada, uma vez que isto não compromete o sistema principal.

Repare que os vírus que roubam senhas de contas e informações sigilosas continuam atuando em um computador virtual. Para acessar contas de banco e afins, o melhor a ser feito é contar com um bom sistema de segurança, pouco importa se ele é real ou virtual.

Uma solução quase definitiva

Como dito, qualquer vírus que visa atacar o próprio sistema em que se instala não oferece ameaça ao seu computador real. No entanto, desde que o vírus seja programado para explorar vulnerabilidades da máquina virtual específica, ele pode invadir o sistema. Improvável? Netdex é uma praga que atua exatamente desta maneira no Virtual PC, a máquina virtual da Microsoft. São bastante incomuns, mas indicam que a medida não é definitiva.

Resumindo: pragas que comprometem o sistema em que se instalam e que forem adquiridas através de uma máquina virtual não serão capazes de contaminar seu computador real.

Envie sua dúvida.

Continuem enviando suas dúvidas, o Baixaki está disposto a esclarecer qualquer dúvida do gênero.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.