O que é Sandbox?

1 min de leitura
Imagem de: O que é Sandbox?

(Fonte da imagem: iStock)

Na hora de se proteger dos vírus, o mais comum é apostarmos em antivírus e anti-spywares – às vezes, em vários deles de uma vez. Mas algo que poucos sabem é que há uma terceira opção que pode ser de grande ajuda para impedir que arquivos nocivos danifiquem seu PC.

O fato é que grande parte das invasões que ocorrem nos sistemas são culpa dos logs, registros que gravam tudo o que é instalado ou executado em sua máquina e que podem ser facilmente utilizados por vírus para encontrar brechas em seu computador.

A solução? Criar uma área separada de todo o resto do seu PC que pode ser usada para testar qualquer programa, sem medo de que ele danifique o sistema caso algum arquivo nocivo entre em ação. Isso é conhecido como Sandbox.

Uma máquina virtual com esteróides

O conceito do Sandbox é bem semelhante ao de criar uma máquina virtual – de fato, esse método é considerado um tipo de virtualização. Porém, esse sistema é muito mais focado em segurança; assemelhando-se, de certa forma, ao modo privativo dos navegadores.

Isso fica claro pela principal característica dos aplicativos Sandbox: todos os registros e danos causados pelo que quer que seja executado dentro dele é imediatamente apagado assim que seu computador for reiniciado. Além disso, esses programas não precisam que um segundo sistema seja iniciado, permitindo que seu PC seja utilizado normalmente e sem perda de desempenho.

.....

Embora o método de proteção por Sandbox seja bastante interessante, é uma pena que ele seja tão pouco conhecido, mesmo sendo tão (ou mais) poderoso que os antivírus e anti-spywares que costumamos utilizar. É torcer para que ele se torne mais famoso no futuro, para que a vida dos vírus fique cada vez mais difícil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.