Às vezes nos deparamos com certos serviços fornecidos por plataformas computadorizadas que chegam a nos assustar pela precisão com a qual funcionam. É o que acontece com o novo serviço do Spotify chamado Discover Weekly, ou “descubra semanalmente”, que tem exatamente essa proposta: mostrar novas canções para os usuários de acordo com seus gostos musicais.

Não é novidade que o Spotify é um ótimo serviço para descobrirmos com facilidade novas bandas e artistas, e normalmente são essas músicas diferentes que vão aparecer na sua lista semanal. Ela funciona da seguinte maneira: você clica na opção “Discover Weekly” e uma playlist de duas horas é criada. A escolha das músicas é feita de acordo com o que você tem ouvido, com as bandas que você segue e com o gosto de outros usuários que escutem coisas similares.

Música nova para começar bem a semana

Toda segunda-feira, sua coleção é reformulada, portanto, se você gostou muito de algumas das sugestões do Spotify, não se esqueça de salvá-las antes de a semana recomeçar. O recurso já está disponível e deve começar a aparecer nas próximas semanas com a atualização do aplicativo musical.

Quanto mais você utilizar o Spotify, melhor ele vai conhecer o seu gosto musical.

Enquanto a Apple aposta em listas criadas por especialistas para agradar aos usuários, o sistema computadorizado do Spotify funciona assustadoramente bem. Como afirmou a empresa em um comunicado sobre o Discover Weekly, “é como se seu melhor amigo fizesse uma mixtape personalizada para você toda semana”.

O segredo da perfeição é a repetição: quanto mais você utilizar o Spotify, melhor ele vai conhecer o seu gosto musical, inclusive detalhes mais complexos, como quando a gente gosta de uma banda, mas odeia outra de um estilo muito parecido. Para um computador, ele entende até demais sobre nossos gostos musicais.

Você acha que os novos serviços de streaming musical vão acabar com a pirataria? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: