Brasil bloqueia porta 25 de servidores de email a fim de diminuir spam

1 min de leitura
Imagem de: Brasil bloqueia porta 25 de servidores de email a fim de diminuir spam

Medida visa diminuir a alta incidência de spam no Brasil (Fonte da imagem: Reprodução/Thinkstock)

Se você utiliza o Outlook, Thunderbird, Live Mail ou qualquer outro gerenciador de email, fique atento para alterar suas configurações o mais rápido possível. O Comitê Gestor da Internet, após anos de negociações com provedores de internet, finalmente decidiu fechar o acesso à porta 25, muito utilizado por spammers para envio de mensagens indesejadas.

A decisão foi tomada para tentar abaixar a posição do Brasil no ranking mundial de países com maior incidência de spam: atualmente, ele detém a 5ª posição na lista. Conforme os executivos do Comitê, a porta 25 era usada para comunicação de máquinas entre máquinas e não era gerenciada, sendo até hoje a mais utilizada por spammers para disparo de lixo eletrônico.

Bastante usada para conexão com servidores de email SMTP, a porta 25 será fechada completamente até dezembro deste ano e deverá ser substituída pela 587 ou ainda pela 465, utilizada pela Google. Quem utiliza webmail (como Outlook.com) não terá que fazer quaisquer alterações nas configurações.

O Comitê afirma ainda que é impossível garantir que a prática de spam será completamente erradicada com essa decisão, mas tem certeza de que deve ao menos minimizá-la, desde que as novas portas sejam mais bem gerenciadas pelos provedores de internet.

Fonte: Convergência Digital

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.