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The BRIEF

Situação crítica? Sony pode sair do mercado de smartphones em 2017

CEO da companhia definiu 2016 como um ano decisivo para a divisão mobile da companhia obter resultados lucrativos

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

schedule07/10/2015, às 10:47

Situação crítica? Sony pode sair do mercado de smartphones em 2017Fonte:

Há tempos produzindo resultados aquém do esperado, a divisão mobile da Sony pode estar com seus dias contados. Segundo a Reuters, o CEo da companhia, Kazuo Hirai, definiu 2016 como o ano-limite para a divisão começar a dar lucros ou ao menos bater os investimentos que faz — caso contrário, ele pode passar a procurar por “opções alternativas” para o futuro nesse segmento.

Embora ainda não se saiba qual a alternativa que a empresa tomaria nessa situação, não se descarta a possibilidade de ela abandonar totalmente o negócio de smartphones. Como presidente, Hirai já cortou diversas divisões consideradas importantes que não se mostravam lucrativas, como aquela responsável pelos produtos da linha VAIO.

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Apesar de medidas de cortes de gasto, a divisão mobile da Sony deve registrar perdas de US$ 480 milhões no final do ano fiscal atual. O valor é substancialmente maior do que os US$ 310 milhões previstos pela companhia em abril deste ano — nos Estados Unidos, a linha Xperia possui participação de mercado abaixo de 1%, valor que chega a 17,5% no Japão.

Mudanças são esperadas

Entre as principais críticas feitas aos smartphones da fabricante está o fato de que a transição rápida entre gerações fez com que os consumidores perdessem interesse por ela. Além disso, a pressão exercida por fabricantes chineses faz com que seja cada vez mais difícil lucrar com a fatia intermediária do segmento, por mais que a empresa tenha algumas opções interessantes nessa área.

O fim da produção de dispositivos mobile não deve ser a única mudança que a Sony pode promover no futuro. Recentemente, a companhia anunciou que vai dar mais independência à sua lucrativa divisão de sensores de imagem de forma a permitir que ela concorra no mesmo nível que rivais como a Samsung e a Omnivision.