Sony anuncia segunda geração da tecnologia TransferJet

1 min de leitura
Imagem de: Sony anuncia segunda geração da tecnologia TransferJet

Na última sexta-feira (24), a Sony revelou a segunda geração da tecnologia TransferJet, batizada com o nome CXD3270GG. Ao contrário da primeira versão que possui conexões PCI e SDIO, a nova tecnologia conta com suporte nativo a PCI Express e USB 2.0, o que garante maior velocidade na transferência de arquivos.

Embora esse tipo de conexão fosse possível na primeira geração do TransferJet, era preciso utilizar módulos adicionais que resultavam em perda de velocidade. Ao dispensar a utilização de componentes extras, a nova tecnologia permite transferir dados com taxas superiores a 300Mbps entre os aparelhos equipados com os chips desenvolvidos para a nova especificação.

Para exibir a velocidade da segunda geração do TransferJet, a companhia demonstrou a transferência de um arquivo de vídeo de 180 MB entre dois computadores equipados com o CXD3270GG. A velocidade alcançada foi de 350 Mbps, valor superior à obtida com a primeira geração da tecnologia que, em média, alcança velocidades entre 110 e 190 Mbps.

Fonte: Tech-On

Segundo a Sony, o chip é compatível tanto com notebooks de última geração quanto com aparelhos como netbooks e até mesmo tablets. Tudo isso se deve ao tamanho reduzido e ao menor gasto de energia da tecnologia, que consome entre 500 a 600 mW para a transferência de arquivos a 300 Mbps.

O tamanho reduzido do CXD32700GG foi possível graças à remoção da ponte de conexão presente na primeira geração da tecnologia e outras partes que agora se tornaram desnecessárias. O novo chip mede 13x12x1,0 mm e deve ter sua produção em massa iniciada até o final de 2010. Mais detalhes sobre a novidade estão programados para serem exibidos na Ceatec Japan, feira de tecnologia que acontece entre os dias 5 e 9 de outubro.

Desenvolvido pela Sony, o sistema TransferJet permite a transferência de arquivos baseada em simples toques entre dispositivos, tudo isso com velocidades incrivelmente altas. Para efeitos de comparação, enquanto dispositivos equipados com a especificação são capazes de alcançar velocidades de até 560 Mbps, o Bluetooth 2.0 alcança no máximo 3Mbps. Clique aqui para conferir o artigo do Baixaki com todos os detalhes sobre a tecnologia.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.