Série VAIO Z, da Sony, tem design compacto e performance ainda melhor com dock multimídia

2 min de leitura
Imagem de: Série VAIO Z, da Sony, tem design compacto e performance ainda melhor com dock multimídia

(Fonte da imagem: divulgação/Sony)A Sony anunciou oficialmente para a imprensa europeia a série VAIO Z de notebooks de alta performance que pesam apenas 1,2 Kg. Além do design com apenas 1,6 cm de espessura, o portátil também tem como destaque o Power Media Dock, um módulo de expansão com placa de vídeo, USB 3.0 e portas USB, VGA e HDMI, além de um leitor DVD ou Blu-ray.

De acordo com o anúncio oficial, o VAIO Z “foi criado para profissionais versáteis que exigem performance e portabilidade absolutas”. A parte externa é do tipo que a Sony chama “full flat”, extremamente reta. O notebook pesa apenas 1,2 Kg e tem 16,65 mm de espessura.

Destaques

  • Processador Intel Core i7-2620M de 2.70 GHz (com Turbo Boost para chegar até 3.40 GHz);
  • Sistema Windows 7 Professional de 64 bit com SP 1;
  • 8 GB de memória SDRAM DDR3 1333Mhz;
  • SSD de 256 GB;
  • Tela VAIO Display Premium de 13.1" com resolução de 1600 x 900 pixels;
  • Placa de vídeo Intel HD Graphics 3000;
  • Conexões WLAN 802.11a/b/g/n, 3G WWAN, Bluetooth 2.1;
  • Dimensões 210 x 16.65 x 330 mm;
  • Peso de 1,18 Kg com bateria interna;
  • Expansão Power Media Dock com placa de vídeo, leitor DVD/Blu-ray, entrada USB e saídas HDMI e VGA.

Design e desempenho

O teclado é retroiluminado com uma área grande para descanso de mãos. O touchpad não tem botão. A tela é de 13.1" (33,2 cm), do tipo VAIO Display Premium com resolução de 1600 x 900 pixels e camada antirreflexo que não sofre com os efeitos da luz direta.

A performance é baseada no processador Intel Core i7 de 2.7 GHz e na memória SDRAM DDR3 de até 8 GB. O armazenamento chega a 256 GB com disco SSD RAID. A placa de vídeo onboard é uma Intel HD Graphics 3000.

De acordo com a Sony, a inicialização do Windows 7 é até 50% mais rápida no VAIO Z graças ao Quick Boot. O notebook tem câmera HD da Exmor para videoconferências de alta qualidade, e muitos acessórios opcionais para complementar o visual e o desempenho do computador.

Conector de mídia

Um destaque da série VAIO Z é o Power Media Dock 2, uma expansão conectada ao notebook via cabo ótico e que inclui um leitor de DVD ou Blu-Ray, conector USB 3.0 e portas HDMI e VGA. O Power Media Dock ainda tem uma placa de vídeo AMD Radeon 6650M com 1 GB de memória dedicada.

(Fonte da imagem: divulgação/Sony)

A transferência de dados entre expansão e notebook é baseada na arquitetura Light Peak de alta velocidade. Quando o Power Media Dock não está conectado, a porta do notebook pode ser utilizada normalmente como USB.

Bateria

O VAIO Z usa o mesmo modelo de bateria já conhecido da série S, que dura até sete horas. Para ainda mais tempo de uso, é possível optar por uma segunda bateria que pode ser carregada separadamente e adicionada sem remover a bateria interna. Com as duas, o tempo de uso do notebook pode chegar a 14 horas.

De acordo com a Sony, a série VAIO Z chega ao mercado no final de julho, com o preço começando em US$ 2.294. O dock opcional custa US$ 640.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.