Review: smartphone Sony Xperia E3 Dual [vídeo]

6 min de leitura
Imagem de: Review: smartphone Sony Xperia E3 Dual [vídeo]

Nem sempre eles recebem a mesma atenção por parte dos consumidores, mas há um grande número de usuários que, na hora de escolher um smartphone, não pensam duas vezes e levam em consideração um único quesito para a compra: o preço mais baixo. Convenhamos, hoje em dia, mesmo entre os modelos mais básicos, já não é tão difícil encontrar aparelhos com boas configurações.

Nesse segmento, a mais nova aposta da Sony é o Xperia E3 Dual, um modelo básico compatível com dois SIM cards e que conta com tela de 4,5 polegadas. Embora o hardware seja mais simples, a faixa de preço em que ele se enquadra pode ser um problema no que diz respeito às vendas no país. Nossas impressões sobre mais esse produto são o que você confere agora nesta análise.

O smartphone Sony Xperia E3 Dual foi cedido por empréstimo pela loja Marcelo Smart para a realização desta análise.

Testes de benchmark

Para a realização desta análise, submetemos o Xperia E3 Dual a quatro aplicativos de benchmark. São eles: 3D Mark (Ice Storm Unlimited), AnTuTu Benchmark 5GFX Bench (T-Rex HD Off screen e T-Rex HD On Screen) e Vellamo Mobile Benchmark (HTML5 e Metal).

Para efeito de comparação, passaram pelos mesmos testes os seguintes aparelhos: Moto E, Blu Studio 5.0C HD, LG L90 Dual e Samsung Galaxy Gran 2 Duos TV. O resultado de cada um dos testes, bem como o significado das pontuações, você confere abaixo.

3D Mark (Ice Storm Unlimited)

O teste Ice Storm Unlimited, do 3D Mark, é utilizado para fazer comparações diretas entre processadores e GPUs. Fatores como resolução do display podem afetar o resultado final. Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.

AnTuTu Benchmark 5

Um dos aplicativos de benchmark mais conceituados em sua categoria, o AnTuTu Benchmark 5 faz testes de interface, CPU, GPU e memória RAM. Os resultados são somados e geram uma pontuação final. Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.

GFX Bench (T-Rex HD)

O GFX Bench é voltado para mensurar a qualidade gráfica. Isso inclui itens como estabilidade de desempenho, qualidade de renderização e consumo de energia. Os resultados são revelados em média de frames por segundo (FPS). Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.

Vellamo Mobile Benchmark

O Vellamo Mobile Benchmark aplica dois testes ao aparelho: HTML5 e Metal. No primeiro deles, é avaliado o desempenho do smartphone no acesso direto à internet via browser. Já no teste Metal, o número final indica a performance do processador. Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.

Design

O Xperia E3 Dual mantém o design que domina praticamente toda a linha de celulares da Sony. Com uma boa pegada, o modelo possui acabamento em policarbonato, mas transparece resistência para quem o segura. A pegada é firme e os botões físicos não se tornam um incômodo durante o manuseio. Nesse quesito, podemos dizer que o aparelho não só é bonito, como também é confortável.

Na lateral se destaca o botão power, na cor prata. Nela estão situados também os controles de volume. Na parte traseira está localizada ainda a saída de áudio do aparelho, mais precisamente na parte de baixo do produto. A câmera tem posicionamento mais à direita do corpo do smartphone e conta com flash LED auxiliar.

Tela

Mesmo para um modelo de entrada, a tela do Xperia E3 deixa um pouco a desejar. O primeiro ponto que chama atenção é a ausência de uma camada oleofóbica no display. Isso deixa ele menos liso, e marcas de digitais permanecem na tela com mais facilidade. Sob a luz do sol, o índice de reflexo é maior do que o desejado, mas ainda assim não chega a comprometer o resultado final.

A resolução baixa é compensada pelo bom nível de configuração de brilho. Em outras palavras: o display do Xperia E3 Dual é condizente com sua proposta, mas a falta de um acabamento mais cuidadoso deixa a impressão de que o modelo está sempre “engordurado”, algo que poderia ser corrigido sem a necessidade de muito investimento por parte do fabricante.

Desempenho

Há apenas 4 GB de espaço de armazenamento, quantidade que nos dias atuais já é pouca mesmo para um aparelho de entrada. Felizmente, há suporte para cartão micro SD. Em termos de desempenho, o Xperia E3 pode ser considerado funcional, uma vez que apps básicos de redes sociais e emails funcionam muito bem. Já quando o assunto são os jogos, a coisa muda um pouco de figura.

Games que ocupam mais espaço ou que requerem muita capacidade de processamento, como Real Racing 3, por exemplo, não rodam. Porém, apps mais simples, como Temple Run, podem ser executados com tranquilidade. Tenha em mente que esse é um modelo básico. Se você busca algo mais em um aparelho, talvez seja melhor procurar modelos uma categoria acima.

Câmera

A câmera principal do Sony Xperia E3 quebra um galho para fotos em ambientes bem iluminados. Porém, mesmo nelas percebemos um índice alto de granulação. As fotos em ambientes noturnos sofrem do mesmo problema, mas, diferente do que acontece em muitos smartphones de entrada, nesse caso, o resultado não é tão decepcionante assim, graças às boas opções de configuração da câmera do dispositivo da Sony.

Já a câmera frontal é apenas complementar, pois sua resolução é VGA. Ela dá uma força para videoconferências, mas para selfies, a menos que você esteja em um ambiente com boas condições de luminosidade, o resultado não é dos melhores.

Bateria

A duração de bateria é talvez ponto mais satisfatório que percebemos no Xperia E3 Dual. Em nossos testes, pouco mais de cinco horas em uso intenso foram suficientes para drená-la por completo a bateria de 2.330 mAh. Com uso moderado, acessando redes sociais, emails e sites ao longo do dia, o aparelho chegou no final da noite com cerca de 20% de carga.

Caso você pretenda exigir um pouco mais dele, com jogos ou apps mais pesados, é bom ter o carregador sempre por perto. Entretanto, levando-se em consideração o provável uso de um smartphone de entrada, é seguro afirmar que a capacidade de bateria é suficiente dentro daquilo a que o modelo se propõe.

Áudio

A boa qualidade de áudio é uma marca registrada dos smartphones da Sony, e no Xperia E3 Dual isso não é diferente. O som é alto, e o nível de distorção é pequeno. O aparelho em ainda acompanhado de fones de ouvido simples. Nada que decepcione ou encante, mas os recursos não vão deixar ninguém na mão.

Vale a pena?

O preço alto de lançamento do Xperia E3 Dual é significativo para fazer dele uma opção pouco interessante para o consumidor. Pelo mesmo valor, é possível comprar um Novo Moto G ou um ASUS Zenfone 5, ambos modelos da categoria intermediária e com hardware superior ao do modelo da Sony.

A tela de qualidade mediana somada a um espaço de armazenamento bastante reduzido são características que podem até não incomodar aqueles que estão em busca de um smartphone mais simples, mas sejamos honestos: não vale a pena gastar tanto assim em um aparelho com essas características.

Caso você encontre o produto em alguma promoção e queira levá-lo para casa, saiba que dentro da proposta dele dificilmente você vai se decepcionar. O desempenho é razoável, e o aparelho dá conta da maioria das tarefas essenciais. Apesar de ser um modelo atraente em alguns quesitos, infelizmente ele está longe de ser uma das opções mais interessantes da Sony para o consumidor brasileiro.

O smartphone Sony Xperia E3 Dual pode ser adquirido na loja Marcelo Smart.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.