Pesquisadores norte-americanos lançam 'Siri de código aberto'

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisadores norte-americanos lançam 'Siri de código aberto'
Imagem: WPClube

Se você acompanha o TecMundo com certa frequência, já deve saber mais ou menos como funcionam as assistentes pessoais digitais das principais plataformas móveis da atualidade. A Siri vem com o iOS, a Cortana com o Windows Phone e o Google Now com o Android. Todos esses softwares, entretanto, são de propriedade das empresas que os desenvolvem. Pensando em dar uma alternativa aberta e gratuita para essas três, pesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA, lançaram o "Sirius".

Trata-se de um assistente que funciona mais ou menos nos mesmos moldes, mas ainda está em desenvolvimento. O doutorando que desenvolveu o projeto, Jason Mars, explica que o Sirius permite que qualquer pessoa possa trabalhar com seu código livremente, já que se trata de um software open-source. Assim, todo mundo que quiser desenvolver uma assistente como a Cortana, por exemplo, pode fazer isso sem começar do zero.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Linguagem

O Sirius ainda funciona em três dimensões distintas: por voz, texto e imagens. É possível interagir com o software usando linguagem natural e ativar funções da plataforma em que ele está instalado de forma simples. Se você é um desenvolvedor e gostaria de começar a explorar o código do Sirius, confira a página do assistente no GitHub.

Como a plataforma ainda não é uma ferramenta comercial, há muitos elementos que ainda estão para ser desenvolvidos por Mars e também por quem quiser personalizar o código. Você pode também conferir todos os detalhes do trabalho acadêmico em inglês que gerou o Sirius aqui.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.